Busca avançada
Ano de início
Entree

Adaptacao transcultural e validacao do modulo especifico fibrose cistica do instrumento de mensuracao de qualidade de vida relacionada a saude de criancas e adolescentes, disabkids.

Processo: 08/52671-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Claudia Benedita dos Santos
Beneficiário:Danielle Maria de Souza Serio dos Santos
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Validação   Adolescentes   Fibrose cística

Resumo

A Fibrose Cística (FC) é uma doença autossômica de caráter recessivo, podendo acometer diversos órgãos. A complexidade dos aspectos presentes na vida de pessoas com condições crônicas como a FC desafia os pesquisadores e profissionais de saúde a cuidar e avaliar sua saúde de maneira ampla. Pesquisas sobre Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS) se propõem a investigar e avaliar o impacto das doenças e seu tratamento na vida das pessoas. O projeto DISABKIDS, desenvolvido simultaneamente em 7 países europeus, disponibiliza questionários, para mensuração da QVRS de crianças e adolescentes com condições crônicas, dentre estes, o específico para a FC. Esse estudo metodológico, quantitativo, tem como objetivo adaptar e validar transculturalmente para o Brasil um dos módulos específicos elaborados e validados pelo grupo europeu, denominado DISABKIDS Cystic Fibrosis Module (CFM). Após a tradução, os dados serão coletados junto a crianças ou adolescentes de 8 a 18 anos e seus pais ou cuidadores, em hospitais de referência da doença, utilizando, além do CFM, dois instrumentos para avaliação das variáveis clínicas, dois questionários apropriados para o processo de validação semântica, propostos pelo grupo DISABKIDS, e um questionário já validado para o Brasil, para a validação convergente. Em relação às propriedades, metodologicamente, o desenvolvimento de um instrumento de QV deverá basear-se em técnicas psicométricas estabelecidas para sua avaliação e testes de sua qualidade. Os "softwares" utilizados serão o Multitrait Analysis Program (MAP), que fornece informações sobre alocação dos itens na escala, a porcentagem de ajuste para cada um dos itens ("scale fit") e o coeficiente Alpha de Cronbach e o Statistical Package for Social Sciences, SPSS. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DANIELLE MARIA DE SOUZA SERIO DOS SANTOS; KEILA CRISTIANE DEON; CLAUDIA FEGADOLLI; ROBERTA ALVARENGA REIS; LIDIA ALICE GOMES MONTEIRO MARIN TORRES; MONIKA BULLINGER; CLAUDIA BENEDITA DOS SANTOS. Adaptação cultural e propriedades psicométricas iniciais do instrumento DISABKIDS ® – Cystic Fibrosis Module – versão brasileira. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 47, n. 6, p. 1311-1317, Dez. 2013.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Danielle Maria de Souza Serio dos. Adaptação cultural e validação do DISABKIDS - Cystic Fibrosis Module® para mensuração da qualidade de vida relacionada à saúde de crianças e adolescentes brasileiros: fase I. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.