Busca avançada
Ano de início
Entree

Simulação do processo CIP (clean in place) de um pasteurizador de leite e sua eficiência na remoção de biofilme de Listeria Monocytogenes em diferentes condições de tempo, temperatura e presen.

Processo: 08/52842-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Ernani Porto
Beneficiário:Milla Gabriela dos Santos
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Laticínios   Biofilmes   Listeria monocytogenes   Escherichia coli

Resumo

Os biofilmes, especialmente de bactérias patogênicas como L. monocytogenes, têm chamado a atenção na indústria de alimentos pelos riscos que implicam ao consumidor. Além disso, os biofilmes geram problemas econômicos para a indústria e diminuem a eficiência dos agentes sanificantes empregados. Diferentes ensaios serão realizados simulando condições de formação de biofilmes e seus efeitos sobre a eficiência do processo CIP (Clean In Place) de um pasteurizador de leite. O modelo experimental será a formação de biofilmes de L. monocytogenes em cupons de aço feitos do material de placas de pasteurizador. Serão feitos ensaios com diferentes temperaturas (5º e 35° C) e diferentes período de tempos (1 e 5 dias) na formação do biofilme e seu impacto na eficiência do modelo simulado CIP. Outro ensaio será realizado para estudar a formação de biofilme por L monocytogenes frente a um competidor, Escherichia coli, por ser esse um contaminante comum em equipamentos de laticínios. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Milla Gabriela dos. Eficiência do processo Clean in Place (CIP) na remoção de biofilmes formados por Listeria monocytogenes simulando diferentes condições encontradas em laticínios. 2009. 87 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.