Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalência de depressão e ansiedade associada a obesidade em mulheres na transição e após menopausa

Processo: 08/52607-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:José Mendes Aldrighi
Beneficiário:Wendry Maria Paixão Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Obesidade   Climatério   Depressão   Ansiedade

Resumo

Nos dias de hoje um problema de Saúde Pública é a obesidade associada à menopausa, que trás agravos à saúde física e psicológica. E crescente o número de mulheres nesta fase da vida com sintomas de depressão e ansiedade. Assim, relacionar-los com a obesidade è fundamental para contribuir com uma melhor qualidade devida. Os objetivos deste projeto são: Estimar a prevalência de distúrbios emocionais e obesidade em mulheres obesas na transição menopausa e após a menopausa; Relacionar o estilo de vida das mulheres obesas nestas fases com os distúrbios emocionais. Trata-se de uma pesquisa quantitativa observacional transversal, de dados secundários com a amostra a ser calculada fundamentada na prevalência de ansiedade generalizada 34,9% e a depressão 31,4%, tendo como população mulheres no período da transição e após a menopausa da Estratégia de Saúde da Família de Pindamonhangaba. As informações obtidas serão por meio do banco de dados do Projeto de saúde de Pindamonhangaba do Professor Doutor José Mendes Aldrighi, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo o qual inclui informações pessoais, sobre hábitos de vida, prática de atividade física, depressão ansiedade e avaliação antropométrica. Será realizada uma análise de dados descritiva, estimadas as prevalências e possíveis relações entre os distúrbios emocionais e a obesidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, WENDRY MARIA PAIXÃO; SCHMITT, ANA CAROLINA BASSO; BUCHALLA, CÁSSIA MARIA; REIS, ALBERTO OLAVO ADVINCULA; ALDRIGHI, JOSÉ MENDES. Ansiedade no climatério: prevalência e fatores associados. Revista brasileira de crescimento e desenvolvimento humano, v. 19, n. 1, p. 89-97, abr. 2009.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Wendry Maria Paixão. Prevalência de depressão e ansiedade associada à obesidade em mulheres na transição e após menopausa. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.