Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de enzimas celulolíticas por fermentação em estado sólido em biorretor de leito fixo

Processo: 08/52811-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:João Cláudio Thoméo
Beneficiário:Alex Izuka Zanelato
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Celulase

Resumo

O objetivo do trabalho é a produção de enzimas celulolíticas produzidas por fermentação em estado sólido (FES), empregando-se fungos termofílicos e tendo bagaço de cana-de-açúcar e farelo de trigo como substratos. O trabalho terá duas etapas distintas, uma em frascos Erlenmeyer e outra em bioreator de bancada em leito fixo. A etapa em frascos visa à discriminação de um fungo que produza quantidades apreciáveis das enzimas a partir de um grupo de 14 fungos já isolados e disponíveis. A segunda tem por finalidade encontrar as condições de operação no biorreator mais favoráveis à obtenção das enzimas. Nos ensaios com frascos, serão testadas as variáveis umidade do meio poroso e temperatura de cultivo. Serão realizados experimentos específicos para avaliar o tempo ótimo para a obtenção das enzimas. Nos testes em biorreator, serão variáveis as temperaturas do ar de percolação, da camisa de refrigeração e a vazão de ar. Será avaliado o comportamento térmico do sistema ao longo do tempo por meio de medidas do perfil longitudinal de temperatura, bem como da produção de enzimas com o tempo de fermentação. Ao final do trabalho espera-se obter as enzimas em biorreator de leito fixo em quantidades passíveis de despertarem interesse por aplicações industriais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZANELATO, A. I.; SHIOTA, V. M.; GOMES, E.; DA SILVA, R.; THOMEO, J. C. ENDOGLUCANASE PRODUCTION WITH THE NEWLY ISOLATED Myceliophtora sp I-1D3b IN A PACKED BED SOLID STATE FERMENTOR. Brazilian Journal of Microbiology, v. 43, n. 4, p. 1536-1544, OCT-DEC 2012. Citações Web of Science: 13.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZANELATO, Alex Izuka. Produção de enzimas celulolíticas por fermentação em estado sólido em bioreator de leito fixo. 2011. 116 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.