Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma analise ecologica e economica da pesca marinha no sudeste do brasil atraves de indicadores multiespecificos.

Processo: 08/51578-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Maria de Los Angeles Gasalla
Beneficiário:Ruth Beatriz Mezzalira Pincinato
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pesca

Resumo

Alterações nos estoques pesqueiros e sua redução devido à exploração intensiva desses recursos afetam milhares de pessoas, seja em função de alimento, emprego ou renda. Logo, é preciso buscar indicativos dessas mudanças a partir dos dados disponíveis relacionados ao ecossistema no qual a pesca está inserida, para assim, fornecer subsídios para sua gestão sustentável. Indicadores multiespecíficos, geralmente, são obtidos através de séries temporais de capturas, aliados a dados bio-ecológicos dos recursos, mas é possível utilizar também abordagens alternativas, baseadas em dados de comercialização do pescado, uma vez que o mercado influencia direta e indiretamente a pesca. Assim, o presente trabalho busca analisar, através de vários indicadores sugeridos pela literatura científica recente, a pesca da região Sudeste do Brasil, integrando aspectos ecológicos e econômicos de forma inédita nessa região. Serão utilizados dados da estatística pesqueira e dados comerciais, incluindo preços de atacado obtidos junto à Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), principal entreposto e meio de distribuição na região. Com base em dados secundários, as categorias de pescado serão classificadas segundo aspectos bio-ecológicos e tráficos, e analisadas suas tendências em relação aos desembarques pesqueiros e preços de mercado. É prevista a aplicação de vários indicadores propostos recentemente e espera-se com essa análise, prover um panorama sobre os padrões de pesca na região de estudo e sua sustentabilidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINCINATO, RUTH B. M.; GASALLA, MARIA A. Exploring simple ecological indicators on landings and market trends in the South Brazil Shelf Large Marine Ecosystem. FISHERIES MANAGEMENT AND ECOLOGY, v. 26, n. 3, p. 200-210, JUN 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINCINATO, Ruth Beatriz Mezzalira. Análise ecológica e econômica da pesca marinha por meio de indicadores multiespecíficos. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Oceanográfico São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.