Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de crostas superficiais sob chuva simulada e seus impactos na degradacao de um argissolo vermelho amarelo em funcao de diferentes praticas de preparo do solo.

Processo: 08/53591-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Miguel Cooper
Beneficiário:Jaqueline Dalla Rosa
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Preparo do solo   Plantio direto   Erosão do solo

Resumo

O encrostamento causa degradação da estrutura superficial do solo, diminuindo a infiltração de água e aumento do escoamento superficial, contribuindo dessa forma para o processo erosivo do solo e degradação dos recursos naturais como a água e o solo. O objetivo principal desse projeto é monitorar a formação de crostas superficiais sob diferentes práticas de preparo do solo aplicando chuva simulada com diferentes tempos de duração e mesma intensidade. Avaliar também características físico-hídricas, estruturação e porosidade da camada superficial do solo. O experimento será conduzido na Esalq campus da USP em Piracicaba, sob um Argissolo vermelho amarelo. Os tratamentos constam de diferentes sistemas de preparo do solo: Preparo convencional (PC), Preparo reduzido (PR) e Plantio direto (PD). Inicialmente será realizado um preparo no solo em toda a área experimental com posterior correção da acidez e fertilidade para implantação da cobertura (Brachiaria decumbens). No inicio da estação seca a cobertura será dessecada e os sistemas de preparo realizados. Após os preparos concluídos se realizará chuva simulada, sobre as parcelas experimentais. As dimensões das parcelas serão de 5x6m, com quatro repetições. Cada parcela será dividida em quatro sub-parcelas, sendo que em cada uma dessas será aplicado um chuva de duração diferente. O projeto será desenvolvido em dois anos. Posteriormente a aplicação da chuva simulada serão realizadas avaliações na rugosidade superficial, infiltração de água no solo e coletas de solo para análises laboratoriais. Após a geração dos dados será realizada análise estatística com posterior publicação dos resultados obtidos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSA, JAQUELINE DALLA; COOPER, MIGUEL; DARBOUX, FREDERIC; MEDEIROS, JOAO CARLOS. Soil roughness evolution in different tillage systems under simulated rainfall using a semivariogram-based index. SOIL & TILLAGE RESEARCH, v. 124, p. 226-232, 2012. Citações Web of Science: 16.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSA, Jaqueline Dalla. Dinâmica da formação de crostas superficiais em função de práticas de preparo do solo e chuva simulada. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.