Busca avançada
Ano de início
Entree

O estado da arte da ecologia da restauracao e sua relacao com a restauracao de ecossistemas florestais no bioma mata atlantica.

Processo: 08/53183-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2008
Vigência (Término): 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Conservação da Natureza
Pesquisador responsável:Vera Lex Engel
Beneficiário:Renata Evangelista de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Restauração florestal   Ecologia da restauração   Mata Atlântica

Resumo

No Brasil, devido à exigência legal e também à pressão da sociedade em geral, tem-se um aumento crescente das iniciativas, pesquisas e ações de restauração florestal nas últimas décadas. As primeiras pesquisas foram motivadas pela necessidade de manutenção de serviços ambientais realizados por ecossistemas florestais, e a busca por modelos silviculturalmente e ecologicamente adequados nortearam as pesquisas, inserindo nos modelos conceitos como sucessão ecológica, diversidade, raridade de espécies, etc. Atualmente, as pesquisas continuam focadas em testar métodos mais eficientes de restauração, e envolver os "atores" presentes no atual cenário rural brasileiro. Aparentemente, muitos dos questionamentos e pressupostos referentes à restauração ecológica, colocados internacionalmente, parecem enquadrar-se perfeitamente à restauração florestal no Brasil. Este projeto tem como objetivos (i) levantar o arcabouço teórico já desenvolvido para a ecologia da restauração, com foco nos pressupostos para o desenvolvimento da restauração ecológica e da restauração de ecossistemas florestais (ii) analisar o estado da arte da restauração florestal no Brasil, tendo como foco principal as ações, métodos e técnicas desenvolvidos para os ecossistemas florestais presentes no Bioma Mata Atlântica, e elencar seus rumos e principais desafios; (iii) avaliar as contribuições dos projetos e ações em restauração florestal para o desenvolvimento da ecologia da restauração. Para isso, será realizada (i) uma investigação teórico-conceitual, sobre os processos de degradação é necessidade de restauração de ecossistemas, (ii) uma análise documental e construção de uma linha do tempo, com foco na restauração ecológica, (iii) uma análise comparativa do arcabouço bibliográfico existente para a Ecologia dá Restauração, em diferentes regiões no mundo e para diferentes biomas, è estabelecimento de linhas temáticas comuns, (iv) uma análise da evolução histórica da pesquisa em restauração florestal no Brasil (v) o desenvolvimento de uma metodologia para análise situacional e comparativa de estudos de caso (projetos e ações em restauração florestal). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Renata Evangelista de. O estado da arte da ecologia da restauração e sua relação com a restauração de ecossistemas florestais no bioma Mata Atlântica. 2011. 241 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Agronomicas (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.