Busca avançada
Ano de início
Entree

O jovem Celso Furtado: história, política e economia (1941-1948)

Processo: 08/53618-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:José Jobson de Andrade Arruda
Beneficiário:Roberto Pereira Silva
Instituição-sede: Instituto de Economia (IE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/10367-0 - Dimensões do Império Português: investigação sobre as estruturas e dinâmicas do Antigo Sistema Colonial, AP.TEM
Assunto(s):Historiografia

Resumo

O projeto tem como objeto central de estudo o livro Economia colonial brasileira nos séculos XVI e XVII de Celso Furtado, escrito para obtenção do título de doutor em 1948, na Sorbonne. Publicado em Português no ano de 2001, este livro deu ensejo a uma gama de estudos que procuram revisar a trajetória intelectual de Celso Furtado, sobretudo com vistas a integrar este trabalho recém-publicado nas linhas gerais de seu pensamento, apontando rupturas e/ou continuidades em sua produção. Faremos uma revisão desses estudos, propondo que uma avaliação dessa tese deve ter como pontos de comparação em primeiro lugar a historiografia econômica francesa, sobretudo a emergência da Historia Econômica orientada pela discussão sobre a história do capitalismo moderno e a formulação metodológica concernente ao método comparativo. Em segundo lugar, uma análise detalhada das obras de história econômica atinentes ao Brasil usadas por Celso Furtado na elaboração de seu conceito de economia colonial. Nesse sentido, nosso projeto intenta contribuir para a proposta de revisão historiográfica empreendida no âmbito do Projeto Temático Dimensões do Império Português, que conta com o apoio da FAPESP e da Cátedra Jaime Cortesão. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Roberto Pereira. O jovem Celso Furtado : historia, politica e economia (1941-1948). 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Economia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.