Busca avançada
Ano de início
Entree

Recuperação de metais de placas de circuito impresso de computadores obsoletos através de processo biohidrometalurgico

Processo: 08/53254-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Extrativa
Pesquisador responsável:Jorge Alberto Soares Tenório
Beneficiário:Luciana Harue Yamane
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Resíduos de equipamentos eletroeletrônicos   Cianetação   Ouro

Resumo

O consumo de equipamentos eletro-eletrônicos, impulsionado pelas inovações tecnológicas, tem crescido a cada ano, gerando um aumento significativo na geração de resíduo urbano e esgotamento de reservas de minérios. Nos últimos anos, a questão da reciclagem e da disposição final de eletro-eletrônicos obsoletos tem resultados em amplo debate da sociedade em nível nacional e internacional. O problema é emergente assim como uma oportunidade de negócio de significante crescimento, dado o volume de que tem sido gerado, o conteúdo tóxico e de materiais valiosos presentes e a necessidade de se buscar fontes alternativas para extração de metais. A biohidrometalurgia, ou seja, a utilização de bactérias capazes de mobilizar metais a partir de minérios com baixos teores metálicos é uma alternativa promissora, que tem sido aplicada na recuperação de metais de interesse. Dentre os REEE, as placas de circuito são encontradas em quase todos os equipamentos eletrônicos e a presença de metais preciosos tem estimulado estudos de reciclagem visando recuperar estes metais. Este trabalho propõe estudar a reciclagem de placas de circuito impresso de computadores obsoletos utilizando processos mecânicos e biohidrometalúrgicos. Espera-se como resultado principal a definição de operações tal que possibilite a recuperação do ouro. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YAMANE, LUCIANA HARUE; DE MORAES, VIVIANE TAVARES; ROMANO ESPINOSA, DENISE CROCCE; SOARES TENORIO, JORGE ALBERTO. Recycling of WEEE: Characterization of spent printed circuit boards from mobile phones and computers. WASTE MANAGEMENT, v. 31, n. 12, p. 2553-2558, DEC 2011. Citações Web of Science: 160.
LUCIANA HARUE YAMANE; DENISE CROCCE ROMANO ESPINOSA; JORGE ALBERTO SOARES TENÓRIO. Biolixiviação de cobre de sucata eletrônica. Rem: Revista Escola de Minas, v. 64, n. 3, p. -, Set. 2011.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
YAMANE, Luciana Harue. Recuperação de metais de placas de circuito impresso de computadores obsoletos através de processo biohidrometalúrgico.. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.