Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de funções visuais na esclerose múltipla

Processo: 08/52427-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Dora Selma Fix Ventura
Beneficiário:Ana Laura de Araujo Moura
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/12733-8 - Perdas sensoriais causadas pela intoxicação mercurial: estudos psicofísicos e neurofisiológicos em pacientes e em modelos animais, AP.TEM
Assunto(s):Doenças do sistema nervoso central   Esclerose múltipla

Resumo

O estudo proposto visa avaliar o sistema visual através de exames de sensibilidade ao contraste de luminância, teste do Pedestal, campimetria visual e eletrorretinograma multifocal de pacientes com diagnóstico de esclerose múltipla. Será feita uma comparação dos resultados encontrados em pacientes com e sem história de neurite óptica, além de comparar os resultados de todos os opaientes com um grupo controle, com idade pareada. Além disso, realizaremos através de métodos psicofísicos e eletrofisiológicos, avaliação individual da integridade das vias visuais magno e parvocelular, responsáveis pelo processamento da visão. Acreditamos que uma melhor compreensão de como a esclerose múltipla afeta as funções visuais, poderá nos ajudar a conhecer melhor as manifestações desta e de outras doenças degenerativas no sistema visual humano. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, THIAGO LEIROS; SALGUEIRO BARBONI, MIRELLA TELLES; DE ARAUJO MOURA, ANA LAURA; OLIVEIRA BONCI, DANIELA MARIA; GUALTIERI, MIRELLA; DE LIMA SILVEIRA, LUIZ CARLOS; VENTURA, DORA FIX. Long-Term Occupational Exposure to Organic Solvents Affects Color Vision, Contrast Sensitivity and Visual Fields. PLoS One, v. 7, n. 8 AUG 15 2012. Citações Web of Science: 15.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Percepção de contraste e perdas neurais na esclerose múltipla. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.