Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura e dinâmica das comunidades de crustáceos decápodos no litoral norte do Estado de São Paulo

Processo: 08/53495-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Adilson Fransozo
Beneficiário:Kátia Aparecida Nunes Hiroki
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Pesca   Decapoda   Ecologia

Resumo

A análise conjunta das variações dos padrões estruturais de uma comunidade, em relação às flutuações das condições abióticas, é imprescindível para uma melhor compreensão da estrutura, funcionamento e variabilidade natural dessas comunidades constituindo um requisito fundamental para análise de áreas sujeitas às perturbações ambientais e para o estabelecimento de programas de monitoramento costeiro. O primeiro objetivo deste estudo é analisar os padrões de rarefação, diversidade, distribuição e abundância dos crustáceos decápodos do substrato não consolidado da enseada da Fortaleza, comparando informações obtidas em diferentes períodos de coleta, visando evidenciar possíveis alterações destes padrões, ocorridas no intervalo de 20 anos numa região em que o impacto antrópico é baixo. O segundo objetivo é analisar a estrutura populacional e biologia reprodutiva de caranguejos braquiúros coletados na enseada de Ubatuba, comparando com informações obtidas em outro período de coleta a fim de verificar se os padrões se mantiveram estáveis ao longo de 8 anos numa região altamente impactada. Estas análises permitirão inferir sobre as principais causas das possíveis alterações nas enseadas da Fortaleza e Ubatuba, fornecendo subsídios para a avaliação das medidas de manejo vigentes e para o estabelecimento de ações futuras, visando à utilização racional dos recursos e conservação da biodiversidade. Na primeira etapa, serão feitas coletas mensais pelo período de um ano na enseada da Fortaleza, utilizando-se da mesma metodologia utilizada há 20 anos, buscando padronizar a obtenção do material biológico para viabilizar a análise comparativa. Na segunda etapa do projeto, serão analisadas as informações de caranguejos contidas em tabelas, referente ao material que foi coletado na enseada de Ubatuba em 1998 e 1999 com o obtido em 2006 e 2007 durante o Projeto de Jovem Pesquisador (04/07309-8), cujo responsável trabalhou com camarões Dendrobranchiata. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERNARDO, CAMILA HIPOLITO; SANCINETTI, GUSTAVO SERGIO; DE SOUSA, ALINE NONATO; DA SILVA, THIAGO ELIAS; DA COSTA, ROGERIO CAETANO; FRANSOZO, ADILSON. Reproduction of the South American endemic shrimp Artemesia longinaris in a marine protected area. INVERTEBRATE REPRODUCTION & DEVELOPMENT, v. 62, n. 4, p. 229-238, 2018. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HIROKI, Kátia Aparecida Nunes. Estrutura e dinâmica das comunidades de crustáceos decápodos no litoral norte do Estado de São Paulo. 2012. 156 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.