Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do silenciamento gênico do fator de transcrição MEF2C na hipertrofia e insuficiência cardíaca induzida por sobrecarga pressórica crônica

Processo: 08/53583-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Kleber Gomes Franchini
Beneficiário:Ana Helena Macedo Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/54878-3 - Patogênese da hipertrofia e insuficiência cardíacas: mecanismos ativados por estimulo mecânico, AP.TEM
Assunto(s):Cardiomegalia   Insuficiência cardíaca

Resumo

Doenças do coração são freqüentemente associadas à hipertrofia miocárdica. Estímulos mecânicos induzem o crescimento hipertrófico e contribuem para a degeneração e morte dos miócitos cardíacos. Dentre os fatores de transcrição envolvidos no processo de hipertrofia miocárdica, estão os da família MEF2 (Myocyte Enhancer Factor-2), que é composta por 4 membros, sendo MEF2A, B, C e D, sendo o MEF2C, o principal transcrito no miocárdio, e portanto, objeto de nosso estudo. A deleção de Mef2c inviabiliza a sobrevivência de camundongos por parada do desenvolvimento do tubo cardíaco. Camundongos que expressam um dominante negativo de MEF2C no coração, são viáveis, mas morrem durante o desenvolvimento pós-natal, por hipodesenvolvimento cardíaco. Por outro lado, a hiper-expressão de MEF2C está associada ao aparecimento espontâneo de cardiomiopatia dilatada em camundongos e a sobrecarga mecânica por coarctação da aorta produziu efeitos ainda mais deletérios na estrutura e função cardíacas. Estudos anteriores do nosso laboratório mostraram que o fator de transcrição MEF2 é ativado por estiramento e influencia a expressão de genes induzidos por estímulos pressóricos relacionando-se, portanto, à hipertrofia cardíaca. Mais recentemente, utilizando a tecnologia de siRNA demonstramos a atenuação da hipertrofia nos animais que receberam o siRNA e sofreram coarctação da aorta. Com base nesses dados suspeita-se que o MEF2C contribui para a sustentação da hipertrofia e deterioração estrutural e funcional do miocárdio hipertrófico, no entanto, os dados disponíveis ainda são inconclusivos. O presente estudo tem como objetivo amplo avaliar a participação do MEF2C na sustentação da hipertrofia e na deterioração funcional e estrutural do ventrículo esquerdo em camundongos submetidos à sobrecarga pressórica crônica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOSO, ALISSON CAMPOS; MACEDO PEREIRA, ANA HELENA; BERTELI AMBROSIO, ANDRE LUIS; CONSONNI, SILVIO ROBERTO; DE OLIVEIRA, RENATA ROCHA; BAJGELMAN, MARCIO CHAIN; GOMES DIAS, SANDRA MARTHA; FRANCHINI, KLEBER GOMES. FAK Forms a Complex with MEF2 to Couple Biomechanical Signaling to Transcription in Cardiomyocytes. Structure, v. 24, n. 8, p. 1301-1310, AUG 2 2016. Citações Web of Science: 11.
PEREIRA, ANA HELENA M.; CLEMENTE, CAROLINA F. M. Z.; CARDOSO, ALISSON C.; THEIZEN, THAIS H.; ROCCO, SILVANA A.; JUDICE, CARLA C.; GUIDO, MARIA CAROLINA; PASCOAL, VINICIUS D. B.; LOPES-CENDES, ISCIA; SOUZA, JOSE ROBERTO M.; FRANCHINI, KLEBER G. MEF2C Silencing Attenuates Load-Induced Left Ventricular Hypertrophy by Modulating mTOR/S6K Pathway in Mice. PLoS One, v. 4, n. 12, p. e8472, 2009. Citações Web of Science: 25.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Ana Helena Macedo. Avaliação molecular e fenotípica da superexpressão e do silenciamento de MEF2C em miócitos cardíacos. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.