Busca avançada
Ano de início
Entree

Funcoes de pedotransferencia para a resistencia do solo a penetracao: aplicabilidade em campo com culturas anuais.

Processo: 08/53791-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:José Frederico Centurion
Beneficiário:Cinara Xavier de Almeida
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Compactação   Zea mays

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa será desenvolver funções de pedotransferência, para estimar a curva de resistência do solo à penetração (CRP) através de atributos facilmente mensuráveis, para Latossolos de textura média e argilosa, a partir de dados obtidos em campo, em diferentes sistemas de manejo (convencional e semeadura direta), durante os ciclos das culturas do milho (Zea mays L.) e da soja (Glycine max L Merr.). Os objetivos específicos serão: I) desenvolver funções de pedotransferência para a CRP, durante os ciclos das culturas do milho e da soja, por meio do ajuste de dados obtidos com o penetrômetro de impacto e também com o penetrômetro eletrônico; II) validar as funções de pedotransferência geradas e comparar a eficiência das mesmas com a de modelos constantes na literatura, através de testes de precisão e acuracidade; III) monitorar o conteúdo de água e determinar a resistência do solo à penetração (RP) durante os ciclos das culturas do milho e da soja, relacionando-a com os seus estádios vegetativos; e IV) relacionar a RP com parâmetros agronômicos das culturas do milho e da soja. Serão coletadas amostras nas camadas de 0-0,10; 0,10-0,20, 0,20-0,30 m, na linha e na entrelinha das culturas, em três repetições, para determinação dos atributos físico-hídricos dos solos. Os parâmetros agronômicos das culturas do milho e da soja a serem avaliados serão: massa seca das raízes, altura das plantas, altura de inserção da primeira espiga/vagem, massa seca da parte aérea, massa de 100 grãos e produtividade. As curvas de resistência do solo à penetração serão traçadas ao longo dos ciclos das culturas, serão submetidas ao Teste F, e terão a precisão e a acuracidade testadas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Cinara Xavier de. Qualidade física de um latossolo vermelho sob sistema de semeadura direta e cultivo convencional. 2011. 91 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.