Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação comparativa do potencial miogênico de células-tronco mesenquimais adultas obtidas de diferentes fontes

Processo: 08/53858-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Mayana Zatz
Beneficiário:Marcos Costa Valadares
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Células-tronco mesenquimais   Miogênese   Distrofia muscular   Distrofia muscular de Duchenne   Terapia genética

Resumo

As distrofias musculares progressivas são um grupo heterogêneo de doenças genéticas que variam em diversos aspectos como início dos sinais clínicos, músculos mais comprometidos e expectativa de vida. Dentre todas essas a mais grave é a Distrofia Muscular de Duchenne que afeta um em cada 3500 meninos nascidos vivos, causada por uma mutação, no gene da distrofina, em Xp21. Diversas terapias já foram alvos de estudos para a melhoria e até a cura dessas doenças e dentre elas destaca-se a terapia celular. Células-tronco têm sido uma grande esperança de tratamento para esses tipos de doenças, no entanto, ainda não foi estabelecido o melhor tipo de CT a ser usada para diferenciação muscular. A possível utilização de Células-Tronco Mesenquimais (CTM) adultas provenientes de fontes de fácil obtenção e que possivelmente seriam descartadas, como as CT do cordão umbilical e as CT provenientes do sangue de menstruação, são de grande interesse para a pesquisa. Além disso, as CT do músculo facial, por estar próximo ao tecido de origem, são de grande relevância na investigação da diferenciação miogênica. Portanto, esse estudo tem o objetivo de avaliar comparativamente o potencial miogênico de CTM adultas obtidas do cordão umbilical, sangue de menstruação e músculo facial. Para isso serão realizados testes in vitro e transplantes em modelos animais de distrofias musculares. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VALADARES, Marcos Costa. Avaliação comparativa do potencial miogênico de células tronco mesenquimais adultas obtidas de diferentes fontes. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.