Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do substrato na indução de alterações conformacionais em polifluorenos

Processo: 08/54017-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Teresa Dib Zambon Atvars
Beneficiário:Raquel Aparecida Domingues
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Polifluorenos   Fluorescência   Espectroscopia

Resumo

Polifluorenos formam uma ampla classe de polímeros eletroluminescentes que se caracteriza por uma alta eficiência de foto e eletroluminescência, alta estabilidade térmica e oxidativa, boa solubilidade em vários solventes orgânicos, capacidade de transporte de buracos (vacâncias), variabilidade de cores de emissão, e possibilidade de emissão de luz polarizada. Diferentemente de outros polímeros fluorescentes altamente conjugados, os polifluorenos têm grande capacidade em alterar a conformação da cadeia formando em alguns casos materiais líquido-cristalinos com altos parâmetros de ordem e temperaturas de transição termotrópica na faixa entre 100 a 170 oC. As conformações de cadeias produzem espectros de emissão distintos e podem levar à formação de matérias semicristalinos nos quais a fase cristalina apresenta diferentes hábitos de cristalização, sendo que a proporção relativa de cada fase depende da estrutura química do material e das condições de preparação/deposição dos filmes. Nesse trabalho serão estudados cinco polifluorenos, que incluem um contendo uma estrutura básica de um polifluoreno e outros quatro copolímeros contendo a mesma estrutura do polifluoreno. Considerando-se desde há muito se utiliza matrizes poliméricas para análise de propriedades espectroscópicas de fluoróforos, nesse trabalho usaremos como substrato para deposição dos filmes dos polímeros dois tipos de substratos, com finalidades distintas: substratos de vidro ou vidro/ITO que são usualmente empregados na fabricação de dispositivos eletroluminescentes e fibras de celulose modificadas, que poderão induzir hábitos de cristalização distintos nos polifluorenos em função de suas propriedades superficiais diferentes do vidro e vidro/ITO. Nesse trabalho tem, portanto, dois objetivos principais: os estudos espectroscópicos em si, e os estudos dos efeitos do substrato na indução de morfologias distintas em polímeros conjugados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, L. C. P.; ZUCOLOTTO, V.; DOMINGUES, R. A.; ATVARS, T. D. Z.; NOGUEIRA, A. F. Photoelectrochemical, photophysical and morphological studies of electrostatic layer-by-layer thin films based on poly(p-phenylenevinylene) and single-walled carbon nanotubes. PHOTOCHEMICAL & PHOTOBIOLOGICAL SCIENCES, v. 10, n. 11, p. 1766-1772, 2011. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAQUEL APARECIDA DOMINGUES. Efeito do substrato/espessura na indução de alterações conformacionais em poli(fluorenos). 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.