Bolsa 08/53911-2 - Prática de ensino, Ensino e aprendizagem - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

O processo de (re) construcao da pratica pedagogica de professores de lingua inglesa em formacao inicial.

Processo: 08/53911-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 11 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Helena Vieira Abrahão
Beneficiário:Sandra Mari Kaneko Marques
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Prática de ensino   Ensino e aprendizagem   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino E Aprendizagem | Formacao De Professores | Pratica De Ensino

Resumo

O ensino de línguas estrangeiras tem exigido a formação de um profissional crítico-reflexivo, capaz de compreender sua prática pedagógica como um processo dinâmico de construção de conhecimentos em busca da otimização do processo de ensino e aprendizagem nos mais diversos contextos educacionais. Para tanto, é imprescindível que a formação inicial desse profissional propicie oportunidades para a construção da prática reflexiva, visando à articulação de dimensões teórico-práticas, por meio de conceitos de reflexão e autonomia, centrais para o auto-desenvolvimento profissional contínuo. Considerando-se a complexidade desse processo de construção de conhecimentos acerca do ensino e aprendizagem de línguas, esta pesquisa tem como objetivo investigar a formação inicial de professores de língua inglesa em um Curso de Letras de uma universidade pública localizada no interior do estado de São Paulo, buscando discutir os elementos constituintes desse processo de (re) construção da prática pedagógica em disciplinas nos estágios finais da formação pré-serviço. Em face dessa perspectiva, objetiva-se verificar como os conhecimentos teórico-práticos se articulam no processo dinâmico de (re) construção da prática, apontando se e como os saberes construídos na formação inicial estão presentes na prática de ensino de alunos-professores, com o intuito de compreender como eles avaliam suas ações pedagógicas, quais os significados dessas ações e quais as justificativas atribuídas para as tomadas de decisão e resolução de problemas na prática de ensino realizada nos estágios de regência na rede pública. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KANEKO-MARQUES, SANDRA MARI. Reflective Teacher Supervision Through Videos of Classroom Teaching. PROFILE-ISSUES IN TEACHERS PROFESSIONAL DEVELOPMENT, v. 17, n. 2, p. 63-79, . (08/53911-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Sandra Mari Kaneko. O processo de (re) construção da prática pedagógica de professores de língua inglesa em formação inicial. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.