Busca avançada
Ano de início
Entree

Sazonalidade na fragilidade das redes de interações planta-animal

Processo: 08/54103-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Teórica
Pesquisador responsável:Leonor Patricia Cerdeira Morellato
Beneficiário:Julieta Genini
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Sazonalidade   Fragilidade

Resumo

As plantas com flor e os polinizadores ou dispersores de sementes exibem relações reciprocamente benéficas, que permitem a reprodução das plantas e o uso de diversos recursos por parte dos animais. Estas relações são conhecidas como interações mutualistas, as quais conectam as espécies em uma localidade formando uma teia de interações entre conjuntos de plantas e animais. Estas teias de interações podem ser descritas através da abordagem de redes complexas, que procura reconhecer quais são os princípios organizadores da evolução e formação das redes, assim com determinar a fragilidade das redes a alterações. No entanto, a maior parte dos estudos enfocando redes complexas desconsidera a influência da variação temporal, ignorando como mudanças sazonais na fenologia das espécies moldam a estrutura das redes mutualísticas. O objetivo geral deste projeto consiste em (1) descrever a estrutura das interações de polinização e dispersão de sementes de uma floresta tropical semidecídua (2) compreender a organização temporal desses sistemas, (3) definar a relação entre a polinização e a dispersão de sementes e (4) predizer como a sazonalidade afeta a fragilidade dessas redes mutualistas em uma floresta tropical semidecidua na Reserva de Santa Genebra, Campinas, Estado de São Paulo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GENINI, Julieta. Sazonalidade e as redes de interações planta-polinizador. 2011. 134 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.