Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de criticidade de defeitos em juntas soldadas circunferenciais de dutos e risers rígidos SCRs

Processo: 08/54208-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de novembro de 2008
Vigência (Término): 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Naval e Oceânica - Estruturas Navais e Oceânicas
Pesquisador responsável:Claudio Ruggieri
Beneficiário:Lenin Marcelo Paredes Tobar
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Juntas soldadas   Dutos   Risers   Integridade estrutural   Tenacidade dos materiais   Fratura das estruturas

Resumo

A instalação de risers e dutos submarinos utilizando o método carretel (também denominado reeling) representa um procedimento tecnicamente eficiente e operacionalmente econômico, particularmente em lançamentos e instalações de risers rígidos (Steel Catenary Risers - SCRs). Uma das vantagens centrais deste método de instalação é permitir a soldagem de seguimentos e seções tubulares em terra (e, portanto, sob condições mais adequadas e controladas) para a formação de uma linha contínua de tubulação conformada ("enrolamento") ao redor de uma superfície cilíndrica (carretel). Após o transporte do carretel ao local de instalação, a linha passa por um processo de conformação reversa ("desenrolamento") seguida de retificação e lançamento ao mar sob tração. O processo de conformação ao redor do carretel e retificação para lançamento resulta em deformações plásticas relativamente grandes e de natureza cíclica sobre o material da tubulação. Embora tais deformações plásticas não, afetem significativamente a capacidade de carga (colapso plástico) dos dutos e risers, elas podem comprometer de forma potencialmente severa a resistência à fratura do material, particularmente nas regiões de juntas soldadas circunferências. Este plano de pesquisa contempla uma investigação numérica e metodológica dos efeitos de dissimilaridades mecânicas ("weld strength mismatch") sobre a resistência à fratura de juntas soldadas e implicações sobre a avaliação de defeitos por intermédio de procedimentos ECA ("Engineering Critical Assessments"). O objetivo central é investigar e implementar, esta metodologia dentro de um procedimento mais realista de avaliação de defeitos aplicável à integridade estrutural de risers instalados pelo método carretel. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAREDES, MARCELO; RUGGIERI, CLAUDIO. Engineering approach for circumferential flaws in girth weld pipes subjected to bending load. INTERNATIONAL JOURNAL OF PRESSURE VESSELS AND PIPING, v. 125, p. 49-65, JAN 2015. Citações Web of Science: 14.
PAREDES, M. Plastic limit load and its application to the fracture toughness testing for heterogeneous single edge notch tension specimens. FATIGUE & FRACTURE OF ENGINEERING MATERIALS & STRUCTURES, v. 37, n. 3, p. 265-279, MAR 2014. Citações Web of Science: 12.
PAREDES, MARCELO; RUGGIERI, CLAUDIO. Further results in J and CTOD estimation procedures for SE(T) fracture specimens - Part II: Weld centerline cracks. ENGINEERING FRACTURE MECHANICS, v. 89, p. 24-39, JUL 2012. Citações Web of Science: 34.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TOBAR, Lenin Marcelo Paredes. Determinação de fatores plásticos ETA para avaliação de forças motrizes J e CTOD em corpos-de-prova SE(T) de juntas soldadas.. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.