Busca avançada
Ano de início
Entree

Escala de aceitação corporal para cegos congênitos: desenvolvimento e investigação psicométrica

Processo: 10/50684-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Maria da Consolacao Gomes Cunha Fernandes Tavares
Beneficiário:Fabiane Frota da Rocha Morgado
Instituição-sede: Faculdade de Educação Física (FEF). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Imagem corporal   Pessoas com deficiência visual

Resumo

A imagem corporal é a representação mental do corpo, estruturada de acordo com um modelo próprio e singular de cada indivíduo, organizado em seu contato com o mundo. Ela é um constructo multidimensional formado pelos componentes perceptivo e atitudinal (satisfação, afetos, pensamentos e comportamentos relacionados ao próprio corpo). A imagem corporal do deficiente visual possui particularidades, visto que é formulada, principalmente, por meio da esfera tátil. Atualmente, há uma escassez de opções metodológicas para avaliar a imagem corporal do deficiente visual, o que limita o desenvolvimento de pesquisas nesta área. Objetivo: Construir, validar e testar a confiabilidade de um questionário de avaliação dos afetos, crenças e comportamentos relacionados ao próprio corpo dos sujeitos com cegueira congênita. Material e métodos: Este projeto será realizado em 4 etapas: Fase 1 - Construção semântica do Questionário Multidimensional de Avaliação Atitudinal-Cegueira Congênita (QMAA-CC); Fase 2 - Validação de conteúdo; Fase 3 - Validação de constructo e Fase 4 - Confiabilidade. Resultados esperados: Espera-se que esta pesquisa forneça uma medida válida e confiável das dimensões afetiva, cognitiva e comportamental do componente atitudinal da imagem corporal do sujeito com cegueira, a qual poderá fomentar os estudos nesta área, tanto no Brasil quanto no exterior. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA ROCHA MORGADO, FABIANE FROTA; NEVES BETANHO CAMPANA, ANGELA NOGUEIRA; CUNHA FERNANDES TAVARES, MARIA DA CONSOLACAO GOMES. Development and Validation of the Self-Acceptance Scale for Persons with Early Blindness: The SAS-EB. PLoS One, v. 9, n. 9 SEP 30 2014. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.