Busca avançada
Ano de início
Entree

Linfoma canino: papel do meio-ambiente

Processo: 08/54612-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Maria Lucia Zaidan Dagli
Beneficiário:Katia Cristina Kimura
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cães   Citologia   Linfoma   Poluentes ambientais

Resumo

As hemopatias malignas, mais particularmente, os linfomas estão presentes nos seres humanos quanto nos animais, em particular nos cães. Os linfomas são neoplasias malignas oriundas de células originárias do tecido linfoide e apresentam diferentes subtipos histológicos e apresentações clínicas. Em cães a etiologia é desconhecida, ao contrário de outras espécies tais como em seres humanos, primatas, felinos, bovinos, roedores, aves (MOULTON, 1990; COTRAN, et. al., 1994). O linfoma não Hodgkin em cães é semelhante ao linfoma não Hodgkin em humanos. Alguns trabalhos mostram um aumento do risco adquirido de linfoma devido à utilização de 2,4 ácido fenoxiacético. Outro trabalho identificou um risco de linfoma devido ao tabagismo passivo (BERTONE et al. 2002; FOURNEL -FLEURY et. al.,2002; DOBSON, et. al.,2001; TESKE, 1994). Este trabalho tem como objetivo de realizar de um estudo abordando a população canina com linfoma em relação ao meio ambiente como o conjunto dos contaminadores físicos, químicos e biológicos da água, do ar, da terra, da cadeia, aplicados aos proprietários do cão, através de um questionário epidemiológico. Este trabalho tem como objetivo de realizar de um estudo abordando a população canina com linfoma em relação ao meio ambiente como o conjunto dos contaminadores físicos, químicos e biológicos da água, do ar, da terra, da cadeia aplicados aos proprietários do cão. O diagnóstico de linfoma será feito através do exame citológico e imunofenotipagem correlacionando os resultados acima, levando em consideração as diferentes regiões da Cidade de São Paulo e dados epidemiológicos, através da cartografia pelo Sistema de Informação Geográfica (SIG). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZANINI, DANIELLE ALMEIDA; KIMURA, KATIA CRISTINA; NISHIYA, ADRIANA TOMOKO; UBUKATA, RODRIGO; LEANDRO, RAFAEL MAGDANELO; DE BRITO, CLAUDIA PRADO; TROMBETTI, MARCIA; LAGOA, ANA CAROLINA; MACEDO, THAIS RODRIGUES; DE SA RODRIGUES, LUCAS CAMPOS; DA SILVA ROSENDO, JANANA APARECIDA; ARNDT, HELEN LYRIO; DIAS, RICARDO AUGUSTO; ZAIDAN DAGLI, MARIA LUCIA. Environmental risk factors related to the development of canine non-Hodgkin's lymphoma. Ciência Rural, v. 43, n. 7, p. 1302-1308, JUL 2013. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KIMURA, Katia Cristina. Linfoma canino: papel do meio ambiente. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.