Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão e função de membros das subfamílias FGF-8 e fgf-9 em folículos antrais bovinos

Processo: 08/55055-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2008
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:José Buratini Junior
Beneficiário:Mariana Fernandes Machado
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Bovinos   Expressão gênica   Metabolismo energético

Resumo

O desenvolvimento folicular é um processo complexo controlado pela ação endócrina das gonadotrofinas e por peptídeos produzidos localmente, dentre eles os fatores de crescimento fibroblástico (FGFs). Recentemente, detectamos a expressão dos membros da subfamília do FGF-8 (FGF-8, -17 e -18) e seus receptores (FGFR-3c e FGFR-4) em folículos antrais bovinos. Evidências de regulação da expressão gênica do FGFR-3c e FGFR-4 ao longo do desenvolvimento folicular em células da granulosa e da teca, respectivamente, indicam fortemente a participação destes receptores no controle deste processo. Contudo, pouco se conhece sobre a expressão ovariana de outros FGFs capazes de ativar o FGFR-3c e FGFR-4. O presente projeto objetiva dar continuidade à linha de pesquisa mediante investigação da expressão do FGF-16 e FGF-20, membros da subfamília FGF-9 capazes de ativar os receptores FGFR-3c e FGFR-4, em oócitos, células da teca e da granulosa de folículos antrais bovinos por RT-PCR em tempo real e imunohistoquímica. A regulação da expressão gênica pelo IGF-1 e FSH será estudada em sistema de cultivo de células da granulosa caso o RNAm seja detectado nesse tipo celular. Dados preliminares do nosso laboratório indicam que a expressão do FGF-17 em oócitos é regulada ao longo da maturação oocitária, o que nos motiva a investigar a função dessa proteína.na comunicação entre o oócito e as células do cumulus em sistema de cultivo. Sendo assim, pretende-se avaliar o envolvimento do FGF-17 no controle do metabolismo energético e da expansão das células do cumulus. Para tanto, pretende-se testar os efeitos do FGF-17 sobre a expressão de enzimas glicolíticas [fosfofrutoquinase (Pfkp) e lactato desidrogenase (Ldh1)] e dos membros da família do fator de crescimento epídermal [(EGF-like); ampiregulina (AREG), epiregulina (EREG), betacelulina (BTC) e receptor de EGF (EGFR)] em células do cumulus em sistema de cultivo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MACHADO, Mariana Fernandes. Expressão e função de membrso das subfamílias FGF-8 e FGF-9 em folículos antrais bovinos. 2012. 88 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Instituto de Biociências de Botucatu. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.