Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento gênico de sítios repetitivos de DNA 5S e 18S em Astyanax scabripinnis (Characiformes, Characidae)

Processo: 08/50983-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Fausto Foresti
Beneficiário:Natalia Machado dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Citogenética   Hibridização in situ

Resumo

A família Characidae de peixes actinopterigeos, pertencentes à ordem Characiformes, constitui o maior grupo de peixes de água doce da região Neotropical. São peixes pequenos, coloridos, geralmente providos de nadadeira adiposa, nadadeira caudal bifurcada e nadadeira anal desenvolvida, e vivem em diferentes ambientes. Os peixes da família Characidae apresentam uma grande diversidade morfológica e cariotípica, despertando, assim grande interesse para pesquisa. Nos componentes deste grupo foi constatada a presença de cromossomos supranumerários, que têm sido registrados em um número relevante de espécies, principalmente em Astyanax scabripinnis. O presente projeto tem por objetivo realizar um mapeamento genômico comparativo utilizando genes marcadores de seqüências repetidas, sondas para DNA ribossomal 5S e 18S, entre os componentes de diferentes populações de Astyanax scabripinnis, principalmente de localidades das bacias hidrográficas do Estado de São Paulo. Como modificações estruturais e numéricas dos cariótipos têm sido observada entre os componentes deste complexo de espécies, a análise do comportamento de regiões específicas do genoma poderá proporcionar informações importantes para a compreensão dos mecanismos de diversificação ocorridos. Com esse projeto pretende-se identificar padrões que governam a evolução cromossômica e também ampliar os estudos sobre possíveis diferenças e características sobre estas populações, possibilitando assim, compreender aspectos evolutivos e inúmeros processos biológicos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Natalia Machado dos. Mapeamento gênico de sítios repetitivos de DNAr 5S e 18S em Astyanax scabripinnis (Characiformes, Characidae). 2010. 124 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.