Busca avançada
Ano de início
Entree

Suplementação de ração de codornas com selênio, zinco e manganês de fonte orgânica

Processo: 08/52546-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Vera Maria Barbosa de Moraes
Beneficiário:Rodrigo Antonio Gravena
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Ovo   Codornas   Desempenho animal   Selênio

Resumo

Tendo em vista: a) o alarmante número da população brasileira com deficiência nutricional, b) o ovo possuir excelentes propriedades nutricionais e c) a possibilidade de melhorar ainda mais o valor nutricional de ovos, este estudo tem o principal objetivo de avaliar o efeito enriquecedor dos ovos de codornas com a suplementação de Selênio (Se) orgânico na dieta de codornas, na tentativa de melhorar o nível nutricional dos ovos. Serão utilizadas 192 codornas na fase de postura, distribuídas em blocos ao acaso. Os tratamentos serão: controle; 0,35; 0,7; 1,05 mg de Se/kg de ração com 6 repetições e 8 aves por parcela. As aves do grupo controle receberão dieta basal contendo 18,0% de proteína bruta, 2.800 kcal de energia metabolizável/kg de ração, 2,5% de cálcio, 0,55% de fósforo disponível, 0,30% de lisina e 0,76% de metionina + cistina, assim como os níveis normais de Se recomendado para atender às necessidades das aves. Será avaliado o desempenho das aves, qualidade dos ovos durante o armazenamento e enriquecimento dos ovos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GRAVENA, Rodrigo Antonio. Suplementação de ração de codornas com selênio, zinco e manganês de fonte orgânica. 2010. 70 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.