Busca avançada
Ano de início
Entree

Construcao e caracterizacao imunologica de formulacao vacinal com propriedades profilaticas e terapeuticas voltadas para o controle do virus da imunodeficiencia humana (hiv) e do virus (hsv).

Processo: 08/54614-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Luis Carlos de Souza Ferreira
Beneficiário:Francisco André Marques de Oliveira Cariri
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Lipossomos   Vacinas de DNA   HIV

Resumo

O presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma vacina de DNA bivalente contra HIV e HSV, que codifica a proteína heteróloga Gag (p24) geneticamente fusionada à gD. É importante destacar que tanto a proteína Gag (p24) do HIV quanto à proteína gD do HSV são ricas em epítopos reconhecidos por células T CD8+ de humanos e murinos, além disso a gD apresenta um efeito imuno-estimulador quando utilizada como adjuvante, aumentando consideravelmente a imunogenicidade de antígenos com interesse vacinai. Esta vacina será testada em modelo murino para avaliação de propriedades imunológicas, particularmente a indução preferencial de células T CD8+ citotóxicas Gags-específicas. De forma semelhante, serão avaliadas as respostas de anticorpos específicos contra a gD, principal correlato de proteção contra o HSV-1. Serão, ainda, testadas novas formulações vacinais em que a construção gDp24 será preparada em lipossomas e em microesferas, contribuindo para o aumento da imunogenicidade da vacina proposta. Assim, espera-se comprovar os efeitos imunológicos desta vacina e o potencial profilático e terapêutico dessa nova estratégia vacinal, genuinamente brasileira e com perspectivas revolucionárias para a área. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARIRI, Francisco André Marques de Oliveira. Construção e caracterização imunológica de formulação vacinal com propriedade profiláticas voltada para o controle do vírus da imunodeficiência humana (HIV) e do vírus herpes (HSV).. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.