Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigacao dos padroes de tractografia por imagens de tensor-difusao (dt) em pacientes com epilepsia secundaria a displasia secundaria a displasia cortical focal.

Processo: 08/55997-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Fernando Cendes
Beneficiário:Viviane de Carvalho Fonseca
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/56578-4 - Centro multimodal de neuroimagens para estudos em epilepsia, AP.CINAPCE.TEM
Assunto(s):Epilepsia   Displasia cortical focal   Ressonância magnética

Resumo

O objetivo do presente estudo é correlacionar a tractografia (DTI), com os sinais clínicos da epilepsia secundária à displasia cortical focal (DCF), a qual é caracteristicamente refratária ao tratamento clinico. O DTI além de revelar informações na estrutura da fibra, também rasteia suas conexões em diferentes regiões do cérebro. O rastreamento das fibras torna-se um importante campo de interesse, uma vez que é possível ter uma visão dentro das conexões in vivo com aplicações como o planejamento cirúrgico. Em estudos clínicos, os índices de difusão ou anisotropia são normalmente comparados pela normalização de volumes cerebrais para um modelo antes da aplicação de comparação voxel à voxel. Será feito um recrutamento de pacientes com epilepsia secundária a DCF que são atendidos no ambulatório ou internados na Enfermaria de Neurologia do Hospital de Clinicas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FONSECA, Viviane de Carvalho. Alterações da substância branca de pacientes com epilepsia parcial secundária à displasia cortical focal : estudo de imagem por tensor de difusão com análise voxel-a-voxel. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.