Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho de sistemas de condicionamento de ar com utilização de energia solar em edifícios de escritórios

Processo: 08/51854-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Construção Civil
Pesquisador responsável:Racine Tadeu Araujo Prado
Beneficiário:Paulo José Schiavon Ara
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Consumo de energia elétrica   Edifícios de escritórios   Energia solar   Coletores solares   Painéis solares fotovoltaicos

Resumo

O problema do aquecimento global, resultante das emissões de gases de efeito estufa causadas, por sua vez, pelo crescente consumo de energia no mundo e a utilização de combustíveis fósseis, tem preocupado a humanidade. Como resultado, tem-se buscado de forma crescente a utilização de fontes renováveis de energia. Ao mesmo tempo, observa-se a importância de se considerar os edifícios, em particular os de escritórios, na busca de alternativas para a solução do problema. De fato, os edifícios de escritórios tem grande importância na questão principalmente devido ao consumo energético elevado dos sistemas de condicionamento de ar. Com isso, sabendo-se da crescente importância dada à energia solar como alternativa energética renovável e levando em conta que o aumento da carga térmica ocorre com o aumento da radiação solar tem-se considerado a utilização de energia solar para sistemas de condicionamento de ar como uma alternativa lógica. Apesar de existirem inúmeras formas de se transformar a radiação solar em resfriamento através de um sistema de condicionamento de ar, observa-se, atualmente, a predominância da utilização de coletores solares térmicos e chiller de absorção. Ao mesmo tempo, a alternativa de utilização de painéis fotovoltaicos e chiller de compressão de vapor pode ser considerada interessante para o futuro devido aos progressos nas tecnologias e nos aspectos de mercado das células fotovoltaicas. Sendo assim, esse trabalho procura estudar possibilidade de utilização de energia solar nesses sistemas em edifícios de escritórios analisando comparativamente, através de um estudo de caso, os parâmetros de desempenho relacionados às duas alternativas acima citadas - coletores solares térmicos com chiller de absorção e painéis fotovoltaicos com chiller de compressão de vapor - para que se possa discutir a viabilidade da utilização de energia solar em sistemas de condicionamento de ar nesse tipo de edifício frente aos requisitos impostos pelos parâmetros de desempenho estimados. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARA, Paulo José Schiavon. Desempenho de sistemas de condicionamento de ar com utilização de energia solar em edifícios de escritórios.. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.