Busca avançada
Ano de início
Entree

Imobilização de sistemas biomiméticos em nanoestruturas peptídicas aplicadas ao desenvolvimento de biossensores

Processo: 08/55549-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Wendel Andrade Alves
Beneficiário:Thiago de Carvalho Cipriano
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Técnicas biossensoriais   Química bioinorgânica   Materiais nanoestruturados

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo preparar e caracterizar novos biomateriais do tipo nanotubos peptídicos ou nanofibras, a partir de reações de auto-organização. Assim como a funcionalização das superfícies desses novos biomateriais para imobilização de sistemas biomiméticos da enzima citocromo c oxidase, aplicadas ao desenvolvimento de' novos dispositivos eletrônicos. Todavia, a estratégia a ser utilizada no desenvolvimento do projeto visa aumentar a velocidade de transferência eletrônica entre os sítios ativos e o eletrodo, minimização da lixiviação e maior estabilidade dos compostos modelos em relação aos efeitos da variação do pH, da força iônica, do solvente. Neste caso, espera-se uma velocidade maior de transferência de elétrons entre os modelos enzimáticos quando comparados com as respectivas enzimas nativas, uma vez que moléculas menores permitem uma maior aproximação do sítio ativo para o eletrodo, levando a um aumento na atividade eletrocatalítica. Na área de biossensores amperométricos, esta área é definida como "enzymeless biosensors" ou biossensores sem enzimas, cujo objetivo é promover um aumento na transferência eletrônica entre eletrodo-sítio ativo-substrato, e desta forma aumentar a sensibilidade do sistema e a facilidade de construção de sensores para determinação de substâncias biológicas de interesse. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CIPRIANO, T. C.; TAKAHASHI, P. M.; DE LIMA, D.; OLIVEIRA, JR., V. X.; SOUZA, J. A.; MARTINHO, H.; ALVES, W. A. Spatial organization of peptide nanotubes for electrochemical devices. Journal of Materials Science, v. 45, n. 18, p. 5101-5108, SEP 2010. Citações Web of Science: 36.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.