Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito anti-fibrogênico do doador de óxido nítrico s-nitroso-n-acetilcisteina (SNAC) na Esteato-hepatite não alcoólica e Cirrose experimental

Processo: 08/52454-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 04 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Claudia Pinto Marques Souza de Oliveira
Beneficiário:Daniel Ferraz de Campos Mazo
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hepatopatia gordurosa não alcoólica   Cirrose hepática experimental   Fibrogênese hepática   Doadores de óxido nítrico   Dieta hiperlipídica   RNA mensageiro   Imuno-histoquímica   Modelos animais

Resumo

A Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica" (DHGNA) abrange um espectro de alterações hepáticas que podem variar desde um simples depósito de gordura (esteatose hepática) até quadros de Esteato-hepatite Não Alcoólica (ENA) e cirrose em pacientes sem uso significativo de álcool. Na fisiopatologia, múltiplos fatores parecem estar envolvidos, destacando-se a resistência insulínica como condição inicial para o acúmulo de ácidos graxos no hepatócito ("evento inicial") e o aumento do estresse oxidativo, estresse do retículo endoplasmático, disfunção mitocondrial e endotoxemia crônica no desencadeamento da inflamação e fibrose ("eventos secundários"). O óxido nítrico (NO), tem demonstrado ser um importante sinalizador biológico, agindo como potente inibidor da peroxidação lipídica por meio da remoção de radicais peroxil e inibição de enzimas peroxidases, potenciais iniciadoras da peroxidação lipídica. Trabalhos recentes verificaram que a administração por via oral de S-nitroso-N-acetilcisteína (SNAC), um doador de NO, apresentou um efeito protetor no fígado em dois modelos animais diferentes de esteatose hepática associado à redução de marcadores de peroxidação lipídica. Os objetivos deste trabalho são avaliar os efeitos do doador de NO (SNAC) na fibrogênese hepática, em modelo experimental de ENA e cirrose em ratos Spraguey-Dawley, induzida por dieta hiperlipídica deficiente em colina associada à denitrosamina, por meio da avaliação histológica, imuno-histoquímica e do o conteúdo de mRNA dos genes do TGF-Beta, PPAR-Gama, MTP, SREBP em amostras de tecido hepático. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAZO, DANIEL F. C.; DE OLIVEIRA, MARCELO G.; PEREIRA, ISABEL V. A.; COGLIATI, BRUNO; STEFANO, JOSE T.; DE SOUZA, GABRIELA F. P.; RABELO, FABIOLA; LIMA, FABIANA R.; ALVES, VENANCIO A. FERREIRA; CARRILHO, FLAIR J.; DE OLIVEIRA, CLAUDIA P. M. S. S-nitroso-N-acetylcysteine attenuates liver fibrosis in experimental nonalcoholic steatohepatitis. DRUG DESIGN DEVELOPMENT AND THERAPY, v. 7, p. 553-563, 2013. Citações Web of Science: 14.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAZO, Daniel Ferraz de Campos. Efeito anti-fibrogênico do doador de óxido nítrico S-nitroso-N-acetilcisteína (SNAC) na esteato-hepatite não alcóolica experimental. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.