Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de alvos proteicos com potencial diagnósticos em doenças arterial coronariana

Processo: 08/55918-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:José Eduardo Krieger
Beneficiário:Gabriela Venturini da Silva
Instituição-sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Isquemia miocárdica   Proteínas sanguíneas   Marcador molecular

Resumo

Nos EUA 6 milhões de pacientes são atendidos por ano com dor torácica de início agudo, destes, apenas 17% têm síndrome coronária aguda (infarto agudo do miocárdio ou angina instável). No atendimento de dor torácica na emergência, devem-se distinguir duas situações: I. dor torácica causada por isquemia do miocárdio, na qual o início do tratamento deve ser imediato; II. dor torácica de origem não isquêmica, em geral, situações de menor risco imediato de vida. O único marcador de isquemia liberado para uso pelo FDA é a albumina modificada por isquemia (AMI), porém um dos limitantes do uso disseminado da AMI como teste diagnóstico de rotina é sua baixa especificidade, com elevação em diversas situações clínicas tais como: em pacientes com claudicação intermitente durante exercício físico, em pacientes com insuficiência renal, no acidente vascular cerebral e também após exercício aeróbio com alta carga. Desta forma torna-se essencial a identificação de novos marcadores protéicos de isquemia miocárdica que propiciem o desenvolvimento de testes diagnósticos mais específicos para esta situação clínica. Recentemente o aperfeiçoamento de técnicas mais sensíveis e reproduzíveis para o estudo de proteomas tem possibilitado o uso destas técnicas para a identificação de marcadores protéicos em uma série de diferentes cenários fisiológicos ou patológicos. O presente projeto tem como objetivo identificar marcadores séricos específicos para a isquemia miocárdica com potencial de uso diagnóstico aproveitando-se de uma situação clínica controlada onde as amostras séricas serão colhidas antes e após a isquemia cardíaca transitória que acompanha o procedimento de angioplastia coronária. Para a identificação de marcadores específicos buscaremos não apenas diferenças em expressão protéica, mas também modificações pós-translacionais, como, por exemplo, fosforilação de proteínas específicas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DARIOLLI, RAFAEL; BASSANEZE, VINICIUS; NAKAMUTA, JULIANA SANAJOTTI; OMAE, SAMANTHA VIEIRA; CRISTINA, LUCIENE; CAMPOS, GASTALHO; KRIEGER, JOSE E. Porcine Adipose Tissue-Derived Mesenchymal Stem Cells Retain Their Proliferative Characteristics, Senescence, Karyotype and Plasticity after Long-Term Cryopreservation. PLoS One, v. 8, n. 7 JUL 9 2013. Citações Web of Science: 19.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.