Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos sequenciais do treinamento fisico sobre a plasticidade de vias ocitocinergicascentrais em ratos normotensos e hipertenso

Processo: 08/56009-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Lisete Compagno Michelini
Beneficiário:Thais Tessari Zampieri
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hipotálamo   Fator neurotrófico derivado do encéfalo   Hipertensão   Treinamento físico   Tronco cerebral

Resumo

Na hipertensão existem alterações em diferentes áreas centrais de regulação da PA (receptores, aferências, centros de integração, eferências e efetores) Trabalhos anteriores do laboratório demonstraram que: 1) que a hipertensão é acompanhada por depressão do controle ocitocinérgico (OTérgico) central, com importante prejuízo do tônus vagai; 2) o treinamento aeróbio de baixa intensidade (TF) melhora a expressão do sistema OTérgico central e é capaz de reverter muitos dos defeitos da hipertensão, facilitando o controle autonômico ao coração e vasos; 3) o TF é também eficaz em indivíduos normotensos. Estas respostas funcionais foram observadas após 3 meses de TF. Não se conhece o comportamento temporal destas variáveis, bem como não se sabe se parte destas respostas podem ser atribuídas ao sistema OTérgico central. Deste modo, o presente trabalho visa quantificar em normotensos e hipertensos as respostas funcionais e alterações na expressão do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF, brain derived neurotrophic factor) e da ocitocina (OT) em diferentes áreas do controle cardiovascular durante o desenvolvimento dos protocolos de treinamento e sedentarismo buscando identificar as alterações seqüenciais da plasticidade neuronal do sistema OTérgico central induzidas pelo TF e suas repercussões funcionais. Como marcador de plasticidade neuronal será utilizado à expressão do BDNF. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZAMPIERI, Thais Tessari. Efeitos sequenciais do treinamento físico sobre a plasticidade de vias ocitocinérgicas centrais em ratos normotensos e hipertensos.. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.