Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao dos efeitos do amblyomn-x sobre a angiogenese

Processo: 08/56072-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Sandra Helena Poliselli Farsky
Beneficiário:Carine Cristiane Drewes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Camundongos   Células endoteliais   Angiogênese
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amblyomin X | Angiogenese | Camara Dorsal | Camundongos | Celula Endotelial | Vgef

Resumo

Amblyomin-X é uma proteína recombinante inibidora de serinoprotease, inicialmente isolada da glândula salivar do carrapato Amblyomma cajannense. Esta toxina é capaz de inibir fator X ativado; induzir apoptose de diversas linhagens de melanomas humanos ou murinos; ativar macrofagos peritoneais, além de reduzir a formação de tumores in vivo. Este último efeito parece ser dependente, pelo menos em parte, da inibição da angiogênese. Com base nas informações acima, o presente projeto tem o objetivo de caracterizar o efeito do amblyomin-X sobre a formação de novos vasos e os possíveis efeitos sobre a célula endotelial, com o intuito de esclarecer os mecanismos envolvidos no efeito anti-tumoral. Para caracterizar o efeito da aplicação tópica da toxina sobre a formação dos vasos in vivo, será empregado o modelo da câmara dorsal em camundongos Swiss, machos (3 a 4 meses). Por meio de microscopia intravital, a densidade de vasos da microcirculação no tecido subcutâneo dorsal será quantificada antes e após diferentes protocolos de tratamentos com a toxina em condições basais e na vigência da ação de fator de crescimento vascular. Os efeitos do amblyomin-X sobre a célula endotelial serão avaliados em linhagem tEnd, obtida de hemangioma de timo de camundongos e transformadas por polioma vírus. Após incubação com o amblyomin-X, serão avaliados a apoptose/necrose induzidas por meios condiocinados ou não; proliferação e migração na presença ou ausência de fator de crescimento vascular. Apoptose e necrose serão avaliadas pela marcação com anexina V e iodeto de propídio, respectivamente, em ensaios de citometria de fluxo; proliferação será marcada com diacetato de carboxi fluorosceína e avaliada por citometria de fluxo; a migração no meio de cultura será acompanhada em microscópio ótico invertido. Este projeto será realizado em colaboração com o grupo de pesquisa da Dra Ana Marisa Chudzinski-Tavassi e complementará os estudos deste grupo que visa investigar os mecanismos de ação do amblyomin-X. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DREWES, C. C.; DIAS, R. Y.; BRANCO, V. G.; CAVALCANTE, M. F.; SOUZA, J. G.; ABDALLA, D. S. P.; CHUDZINSKI-TAVASSI, A. M.; FARSKY, S. H. P.. Post-transcriptional control of Amblyomin-X on secretion of vascular endothelial growth factor and expression of adhesion molecules in endothelial cells. Toxicon, v. 101, p. 1-10, . (09/08584-6, 13/07467-1, 08/56072-1, 08/57850-8, 12/06944-8, 10/19802-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DREWES, Carine Cristiane. Investigação dos mecanismos de ação do Amblyomin-X sobre a angiogênese in vivo induzida pelo VEGF. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.