Busca avançada
Ano de início
Entree

A ginastica laboral na reducao do estresse ocupacional e dor em funcionarios de uma universidade publica

Processo: 08/56288-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Maria Lúcia Do Carmo Cruz Robazzi
Beneficiário:Fabiana Cristina Taubert de Freitas
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Dor   Terapia por exercício   Trabalhadores   Saúde do trabalhador

Resumo

A Ginástica Laboral (GL) é uma atividade de prevenção e compensação que visa à promoção da saúde, melhorando as condições de trabalho, o relacionamento interpessoal, reduzindo os acidentes de trabalho e o absenteísmo. A intenção de desenvolver essa investigação é conhecer a existência de estresse ocupacional em funcionários públicos, se estes sintomas podem ser reduzidos ou abolidos após um programa de GL e se estes estão atrelados à presença de dor e desconforto músculo-esquelético. Com isso pode-se aumentar o conhecimento sobre a GL que é explorada pelos fisioterapeutas, além de incrementar a área de abrangência dessa temática. O objetivo geral é avaliar a presença de estresse ocupacional e dor músculo-esquelético entre trabalhadores de uma instituição pública de ensino e se estas alterações serão modificadas após a aplicação de um programa de Ginástica Laborai. Pesquisa quantitativa, transversal e descritiva, a ser desenvolvida na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP). Serão analisados 113 trabalhadores não-docentes da EERP que consentirem em participar do estudo. Para isto utilizar-se-á três instrumentos: ficha de caracterização dos trabalhadores para obter informações sobre os aspectos pessoais e ocupacionais da população estudada. Para avaliar a presença de estresse ocupacional, utilizar-se-á a Escala de Estresse no Trabalho (EET) e para verificar a presença e localização de dor músculo-esquelético, utilizar-se-á o Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares (QNSO). Depois de obtidas estas informações, será elaborado um programa de GL e aplicado aos funcionários com freqüência de 1 a 2 vezes semanais, duração de 10 a 15 minutos, no período de 12 semanas. Ao término dessa atividade os funcionários responderão novamente a EET e o QSNO para comparar os sintomas e queixas antes e depois da GL. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TAUBERT DE FREITAS-SWERTS, FABIANA CRISTINA; DO CARMO CRUZ ROBAZZI, MARIA LUCIA. The effects of compensatory workplace exercises to reduce work-related stress and musculoskeletal pain. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 22, n. 4, p. 629-636, JUL-AUG 2014. Citações Web of Science: 12.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FREITAS, Fabiana Cristina Taubert de. A ginástica laboral na redução de queixas de estresse ocupacional e dor osteomuscular em funcionários administrativos de uma universidade pública. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.