Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel da melatonina e glicocorticóides na sincronização circadiana do metabolismo lipídico em adipócitos isolados de ratos

Processo: 08/56387-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Fabio Bessa Lima
Beneficiário:Talita da Silva Mendes de Farias Carvalho
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ritmo circadiano   Melatonina   Glucocorticoides   Obesidade   Dexametasona

Resumo

A melatonina é um hormônio produzido e secretado pela glândula pineal, com um ritmo circadiano caracterizado por baixos níveis de secreção durante o dia e com grandes picos de secreção à noite. A melatonina apresenta inúmeras funções, entre as quais destacam-se: função antioxidante, antienvelhecimento e imunomodulatória além de estar envolvida na regulação de ritmos circadianos corporais e no metabolismo energético. A produção de melatonina exige a atuação de importantes enzimas, sendo que a mais importante é a AA-NAT (aril-alquilamina N-acetil transferase), a qual está sob controle simpático. Autores sugerem que a produção de melatonina seja influenciada por glicocorticóides em razão da sua atuação na síntese da enzima AA-NAT. Os glicocorticóides, que também apresentam um ritmo de secreção circadiana e que, em ratos, apresentam uma secreção coordenada com a melatonina, além de estarem envolvidos na resposta ao estresse apresentam uma relação com a regulação do balanço energético podendo promover a obesidade visceral. Dessa forma, o presente trabalho tem com objetivo verificar o sinergismo da melatonina com a dexametasona, em células adiposas mantidas "in vitro" em cultura primária, para avaliar a atividade de enzimas envolvidas nos principais processos -lipólise e lipogenese - e também avaliar a expressão dos "clock genes" Clock, Bmal1, Cry1 e Per1 os quais estão envolvidos na regulação dos ritmos circadianos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Talita da Silva Mendes de Farias. Caracterização do perfil diário da lipólise e lipogênese no tecido adiposo de ratos adultos e a influência da pinealectomia.. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.