Bolsa 08/55871-8 - Gonyleptidae, Arachnida - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Reconstruindo parentesco e desfazendo preconceitos: filogenia das subfamílias de Gonyleptidae (Arachnida, Opiliones) usando caracteres comportamentais

Processo: 08/55871-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Glauco Machado
Beneficiário:Daniel Caetano da Silva
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gonyleptidae   Arachnida   Opiliona   Evolução animal   Filogenia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arachnida | Biologia Comparada | Comportamento | Evolucao | Filogenia | Opiliones

Resumo

Os opiliões são representantes da ordem Opiliones, que está dividida em quatro subordens e contém atualmente 45 famílias. Dentre essas famílias, os Gonyleptidae se destacam por sua diversidade e por concentrarem a maioria dos estudos comportamentais realizados com opiliões até o momento. Apesar do grande aumento na quantidade de informações comportamentais para espécies de Gonyleptidae nos últimos anos, nenhum estudo cladístico utilizou caracteres comportamentais em suas matrizes. O objetivo geral deste projeto é reconstruir as relações de parentesco entre as subfamílias de Gonyleptidae utilizando somente caracteres de origem ecológica e comportamental. Posteriormente, com base nas topologias obtidas, serão discutidos os padrões de evolução dessas características no grupo. A listagem de espécies-alvo compreende 28 taxa, sendo 26 representantes do grupo-interno (família Gonyleptidae) e dois representantes do grupo-externo (famílias Stygnidae e Cosmetidae). O conjunto selecionado de espécies do grupo-interno é composto por representantes de todas as subfamílias de Gonyleptidae, exceto Ampycinae, cujas espécies são raras e ocorrem apenas em regiões de difícil acesso na Amazônia. A maior parte dos caracteres será obtida em laboratório, mas, sempre que possível, características comportamentais também serão observadas em campo. A análise filogenética será realizada por meio do método de polarização pelo grupo-externo, sem atribuição de peso para os diferentes caracteres. Além de fornecer informações inéditas sobre os padrões evolutivos de várias características comportamentais dentro da família Gonyleptidae, a filogenia gerada no presente projeto poderá ser usada em trabalhos futuros que empreguem métodos comparativos. Adicionalmente, os dados comportamentais obtidos neste projeto poderão vir a ser combinados aos dados morfológicos já existentes para a obtenção de uma hipótese filogenética baseada em um amplo conjunto de caracteres. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Daniel Caetano da. Reconstruindo parentesco e desfazendo preconceitos: filogenia de Gonyleptidae (Arachnida, Opiliones) usando caracteres ecológicos, comportamentais e químicos. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.