Busca avançada
Ano de início
Entree

A lenda de IARA: nacionalismo literário e folclore

Processo: 08/55876-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Vagner Camilo
Beneficiário:Sandra Ramos Casemiro
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Romantismo   Nacionalismo   Folclore

Resumo

Como se sabe, no contexto pós-independência, o projeto nacionalista esteve no centro das preocupações dos intelectuais brasileiros do século XIX, empenhados em forjar uma mitologia capaz de configurar, no plano cultural, a autonomia almejada pela jovem nação politicamente. Se o Indianismo foi à grande expressão dessa tendência, o nacionalismo romântico, a exemplo de muitos países da Europa, também buscou promover aqui um movimento de valorização das tradições populares e do folclore, como substrato da cultura nacional. Tendo em vista essa vertente popular, ainda pouco examinada sistematicamente, o principal objetivo da presente pesquisa é o de mostrar como (ou sob quais argumentos) o folclore brasileiro, então em fase de recolha e sistematização, serviu aos intuitos dos românticos de tentar elaborar uma literatura nacional, que pudesse, de acordo com eles, afirmar, frente à antiga metrópole e à Europa, a singularidade ou a autonomia cultural da então recém-independente nação. Importa salientar que tal intuito atravessou todo o século XIX, evidenciando-se, inclusive, em obras parnasianas, até chegar no século XX, no qual seria (re)significado pelo Modernismo. Ressalte-se que a pesquisa restringe-se a um aspecto do nosso folclore que é a lenda Iara, delineada em composições poéticas de autores como José de Alencar, Gonçalves Dias, Juvenal Galeno, Melo Morais Filho, Machado de Assis, Fagundes Varela, Olegário Mariano, Martins Fontes e Olavo Bilac. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASEMIRO, Sandra Ramos. A lenda de Iara: nacionalismo literário e folclore. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.