Bolsa 08/57055-3 - Filosofia da diferença - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

A pedagogizacao do sexo das criancas: do corpo a infancia.

Processo: 08/57055-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Anete Abramowicz
Beneficiário:Andrea Braga Moruzzi
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia da diferença
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao | Educacao Intempestiva | Filosofia Da Diferenca | Pos Estruturalismo

Resumo

Um amplo e heterogêneo campo vem se constituindo na educação nos últimos quase vinte anos, inspirado no pensamento intempestivo de Nietzsche. Diferentes denominações têm sido atribuídas a este campo, como por exemplo, perspectiva "pós-moderna", "pós-estruturalista", "pós-crítica", entre outras. Dentro dessas perspectivas encontra-se também o pensamento desenvolvido por Michel Foucault, por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Pensadores singulares e múltiplos entre si e que, quando utilizados para pensar a educação tornam-se ainda mais diversos. Por meio de uma análise teórica, orientada por alguns preceitos da genealogia, este projeto de pesquisa pretende mapear e analisar os trabalhos em educação que utilizam o referencial teórico de Foucault, Deleuze e Guattari, procurando compreender: o que tem sido produzido na educação a partir do pensamento destes autores? Quais conceitos destes pensadores são utilizados para pensar a educação, e quais apropriações se fazem dos mesmos? Em quais áreas ou temas da educação há maior ressonância desta perspectiva teórica, e por quê? Por fim, quais contribuições este pensamento traz para a educação? Para esta pesquisa será mapeado e analisado os trabalhos publicados na ANPED (de 2004 a 2008) e nas revistas de ciências humanas especializadas em educação de Qualis A e B. Pretende-se com este trabalho compreender os diferentes usos do pensamento de Foucault, Deleuze e Guattari e ressaltar as potencialidades dos mesmos para promoção de diferentes modos de pensar e fazer a educação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)