Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da sobrecarga salina sobre a resposta a injúria vascular em camundongos: possível participação do sistema renina-angiotensina

Processo: 08/56192-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Silvia Lacchini
Beneficiário:Cintia Taniguti Lima
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Matriz extracelular

Resumo

A quantidade de sódio provinda da dieta pode influenciar a capacidade do sistema cardiovascular em responder e adaptar-se a diversas situações. Se considerarmos que a sobrecarga de sódio é reconhecida como um mecanismo de estresse cardiovascular e que esta leva a alterações funcionais e estruturais vasculares, independentemente da pressão arterial, podemos então propor que a sobrecarga salina modifica a capacidade vascular em responder à injúria em camundongos, e que, direta ou indiretamente, o sistema renina-angiotensina modela tal resposta. Para responder à hipótese, os objetivos são: 1) verificar se a sobrecarga salina leva ao aumento de neoíntima em vasos submetidos à lesão; 2) avaliar a participação do sistema renina-angiotensina na resposta vascular à lesão. Serão usados camundongos C57BI6 machos tratados por 2 ou 12 semanas com solução se NaCI 1% para beber ou água fresca (controles). Serão coletados tecidos para análise morfométrica, avaliando-se fibras colágenas e elásticas, bem como a formação de neoíntima em resposta à lesão induzida. Será também feita coleta de tecidos para estudo da expressão protéica de componentes da matriz extracelular e do sistema renina-angiotensina. A atividade de renina plasmática será medida em sangue coletado também ao final do estudo. A análise estatística será feita por análise de variância (ANOVA) de 1 ou 2 caminhos, considerando como estatisticamente significativo p≤0,05. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA, CINTIA TANIGUTI; DE SOUZA SILVA, JULIANE CRISTINA; DA SILVA VIEGAS, KATIA APARECIDA; DE SOUZA OLIVEIRA, THAIS CRISTINA; DE LIMA, RARIANE SILVA; DE SOUZA, LEANDRO EZEQUIEL; ARAGAO, DANIELLE; CASARINI, DULCE ELENA; IRIGOYEN, MARIA CLAUDIA; LACCHINI, SILVIA. Increase in Vascular Injury of Sodium Overloaded Mice May be Related to Vascular Angiotensin Modulation. PLoS One, v. 10, n. 6 JUN 1 2015. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.