Busca avançada
Ano de início
Entree

Acessibilidade dos doentes de tb ao tratamento em servicos de saude da atencao primaria no municipio de sao jose do rio preto - sp

Processo: 08/56479-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Tereza Cristina Scatena Villa
Beneficiário:Anneliese Domingues Wysocki
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação em saúde   Tuberculose   Acessibilidade   Atenção primária à saúde

Resumo

Trata-se de uma pesquisa inserida na área de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Estado de São Paulo. Tem como objetivo a analise da acessibilidade dos doentes ao tratamento de TB em diferentes unidades de saúde no município de São José do Rio Preto e identificação de barreiras que dificultam o cuidado. Serão selecionados para o desenvolvimento da pesquisa os doentes de tuberculose maiores de 18 anos que já estejam em tratamento ha pelo menos 1 mês da coleta de dados, atendidos nos serviços da AB e ambulatórios de referência no município de São José do Rio Preto por um período de A meses. Os dados serão coletados por entrevistadores devidamente treinados, em forma de entrevista, utilizando o questionário baseado nos instrumentos componentes do Primary Care Assessment Tool (PCAT), validado no Brasil por Almeida e Macinko (2006) e adaptado para a atenção à tuberculose por Villa e Ruffino (2007), que contém questões sobre cada dimensão essencial da APS (porta de entrada, acesso, vínculo, coordenação, enfoque na família, elenco de serviços e formação profissional). Para análise do atributo acessibilidade serão consideradas 17 questões alocadas nas dimensões acesso, vínculo e elenco de serviços. Os dados sócio-demográficos também serão considerados para a caracterização dos pacientes de TB em tratamento. Espera-se que o estudo forneça informações necessárias sobre os fatores socioculturais, organizacionais, geográficos e econômicos que levam à não adesão ao tratamento e, diante disso, contribuir para mudanças na lógica do atendimento e desenvolvimento de ações que estejam mais próximas ao doente, contribuindo para a adesão ao tratamento e o controle da Tuberculose. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VILLA‚ T.C.S.; RUFFINO-NETTO‚ A.; SCATENA‚ L.M.; ANDRADE‚ R.L.P.; BRUNELLO‚ M.E.F.; NOGUEIRA‚ J.A.; PALHA‚ P.F.; SÁ‚ L.D.; ASSIS‚ M.M.A.; VENDRAMINI‚ S.H.F.; OTHERS. Health services performance for TB treatment in Brazil: a cross-sectional study. BMC HEALTH SERVICES RESEARCH, v. 11, n. 1, p. 241, 2011.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
WYSOCKI, Anneliese Domingues. Tuberculose: tempo decorrido entre o início dos sintomas e a procura pelo serviço de saúde em São José do Rio Preto - SP (2009). 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.