Busca avançada
Ano de início
Entree

Biologia reprodutiva de toninha, Pontoporia blainvillei (Gervais & d'Orbigny, 1844) (mammalia,cetacea), no litoral sul de São Paulo e norte do Paraná

Processo: 08/56541-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Marcos César de Oliveira Santos
Beneficiário:Débora Freitas da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Cetacea   Conservação   Pontoporia blainvillei   Biologia reprodutiva

Resumo

A mortalidade devido à captura acidental em redes de pesca é a principal ameaça à conservação da toninha, Pontoporia blainvillei, um pequeno cetáceo odondoceto da família Pontoporiidae. Com distribuição restrita apenas a uma pequena parcela da América do Sul e na costa Atlântica, a espécie tem sido o foco de recente preocupação por parte da comunidade científica no que se refere ao seu status atual e futuro de conservação. No sul do Brasil, a espécie já é listada na categoria de "vulnerável" à extinção. Portanto, todo esforço destinado ao melhor conhecimento da espécie ao longo de sua distribuição se faz necessário. Uma das áreas onde pouco se conhece os aspectos básicos referentes à biologia da espécie é o litoral paulista. Com base neste contexto, este estudo tem por objetivo estudar a biologia reprodutiva de P. blainvillei acidentalmente capturadas em operações de pesca no litoral sul do Estado de São Paulo. Para isso, será utilizado o material biológico de 96 indivíduos trazidos pela frota pesqueira que operou no porto de Cananéia (25oS, 48oW) entre 2004 e 2007. O estado reprodutivo das fêmeas e dos machos será determinado através do exame macroscópico dos ovários e da análise histológica dos testículos, respectivamente. Serão estudados o comprimento, peso e idade na maturidade sexual tanto de machos como de fêmeas, taxa de ovulação, época de ovulação e tamanho de nascimento. A idade média de maturidade sexual será calculada seguindo os métodos de DeMaster (1978), regressão logística e método do somatório, enquanto o peso e comprimento serão estimados utilizando unicamente o método de DeMaster, modificado por Ferrero & Walker (1993), Os resultados deste estudo irão representar uma base de informações de relevante importância para os esforços de conservação da espécie em parte de sua distribuição. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, DEBORA F.; BARBOSA, RODRIGO A.; CONVERSANI, VALERIA R. M.; BOTTA, SILVINA; HOHN, ALETA A.; SANTOS, MARCOS C. DE O. Reproductive parameters of franciscana dolphins (Pontoporia blainvillei) of Southeastern Brazil. MARINE MAMMAL SCIENCE, JUL 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Débora Freitas da. Biologia reprodutiva de toninha, Pontoporia blainvillei (Gervais & D'Orbigny, 1844) (Mammalia Cetacea), no litoral sul de São Paulo e norte do Paraná. 2011. 130 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.