Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão de genes relacionados ao comportamento alimentar na família Calliphoridae: uma análise em contexto filogenético

Processo: 09/13463-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Ana Maria Lima de Azeredo-Espin
Beneficiário:Gisele Antoniazzi Cardoso
Instituição-sede: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Reação em cadeia da polimerase em tempo real   Expressão gênica diferencial   Evolução animal   Diptera   Parasitismo

Resumo

O parasitismo é o hábito mais bem sucedido entre as espécies. A grande maioria das espécies é parasitada pelo menos em algum estágio de vida. Dentro da diversa ordem Diptera, a família Calliphoridae, em particular, apresenta uma série de características que a tornam ideal para o estudo da evolução do hábito de ecto-parasitismo. Moscas desta família alimentam-se de diferentes substratos: 1) tecidos vivos de hospedeiro vertebrado; 2) canibalismo; 3) detritos e material em decomposição; 4) sangue. As espécies que se alimentam de tecido vivo são causadoras de miíase afetando, em sua grande maioria, mamíferos. Os gêneros Cochliomyia e Chrysomya contêm moscas tanto biontófagas como necrófagas, sendo assim de grande interesse ao estudo do comportamento alimentar. A análise comparativa da expressão gênica entre espécies com diferentes hábitos, fornece uma ótima oportunidade para o estudo da evolução do hábito de parasitismo. Como o ponto de partida para o estudo do hábito alimentar desses ectoparasitas pode-se analisar genes relacionados a busca e escolha de alimento que são bem conservados e já foram estudados em outras espécies de Diptera. O estudo de processos moleculares envolvidos na escolha alimentar abrirá uma nova perspectiva na pesquisa básica do hábito de parasitismo. Do ponto de vista aplicado, genes envolvidos diretamente no comportamento alimentar das espécies parasitas, serão alvos potenciais para novos métodos de prevenção e controle das infestações. Assim, este projeto tem por objetivo comparar a expressão de genes candidatos em espécies biontófagas e necrófagas dos gêneros Cochliomyia e Chrysomya relacionando seu envolvimento com os diferentes hábitos alimentares (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOSO, GISELE ANTONIAZZI; TONUS MARINHO, MARCO ANTONIO; MONFARDINI, RAQUEL DIETSCHE; LIMA DE AZEREDO ESPIN, ANA MARIA; TORRES, TATIANA TEIXEIRA. Evolution of genes involved in feeding preference and metabolic processes in Calliphoridae (Diptera: Calyptratae). PeerJ, v. 4, OCT 27 2016. Citações Web of Science: 1.
CARDOSO, GISELE ANTONIAZZI; MATIOLLI, CLEVERSON CARLOS; LIMA DE AZEREDO-ESPIN, ANA MARIA; TORRES, TATIANA TEIXEIRA. Selection and validation of reference genes for functional studies in the Calliphoridae family. JOURNAL OF INSECT SCIENCE, v. 14, JAN 2 2014. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARDOSO, Gisele Antoniazzi. Expressão de genes relacionados ao hábito alimentar na família Calliphoridae. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.