Busca avançada
Ano de início
Entree

Amazônia ano 1000: territorialidade e conflito no tempo das chefias regionais

Processo: 08/56585-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2008
Vigência (Término): 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Arqueologia - Arqueologia Pré-histórica
Pesquisador responsável:Eduardo Góes Neves
Beneficiário:Claide de Paula Moraes
Instituição-sede: Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/60603-4 - Cronologias regionais, hiatos e descontinuidades na história pré-colonial da Amazônia, AP.TEM
Assunto(s):Cronologia   Amazônia

Resumo

Esta é uma proposta de continuidade do trabalho desenvolvido em minha pesquisa de mestrado (Moraes 2006), processo FAPESP 03/10284-4, que busca entender a ocupação da fase Paredão (700 a 1200 DC) na Amazônia Central e sua inter-relação com as ocupações anteriores, concomitantes e posteriores. Para isso daremos continuidade às pesquisas realizadas na região do Lago do Limão, no município de Iranduba-AM e abriremos uma nova frente de pesquisa na região do baixo rio Madeira. A proposta está inserida nas pesquisas do Projeto Amazônia Central (PAC), projeto financiado pela FAPESP, do qual utilizaremos o suporte logístico, financeiro e metodológico. Com o estudo dos dados preliminares do PAC e a continuidade da identificação, delimitação, caracterização ambiental, mapeamento, plotagem, classificação, análise e datação dos novos vestígios coletados na região do Lago do Limão e baixo Madeira, esperamos dar continuidade à compreensão das características da ocupação da fase Paredão e da articulação entre sítios arqueológicos da área de pesquisa no tempo e no espaço. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORAES, Claide de Paula. Amazônia ano 1000: territorialidade e conflito no tempo das chefias regionais. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Museu de Arqueologia e Etnologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.