Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade genética de microrganismos associados as plantas carnívoras do gênero Utricularia (Lentibulariaceae)

Processo: 08/56510-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Welington Luiz de Araújo
Beneficiário:Fernanda Alves Caravieri
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão. Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mogi das Cruzes , SP, Brasil
Assunto(s):Plantas carnívoras   Eletroforese em gel de gradiente desnaturante   Micro-organismos endofíticos   Utricularia

Resumo

A utilização de técnicas moleculares baseadas no DNA e RNA bacteriano tem mostrado que a diversidade genética de bactérias de ambientes complexos como o solo, rizosfera e interior (endófitos) e superfícies (epífitas) de plantas, é muito maior que aquela inicialmente estimada. Essas técnicas podem ter várias aplicações, entre elas a identificação de novas espécies, descoberta de agentes para biorremediação e produção de compostos de importância industrial e farmacêutica, mas para isso é importante que novos nichos sejam avaliados, permitindo que novas espécies sejam estudadas. Neste contexto, as plantas carnívoras podem apresentar uma íntima relação com microrganismos (desde algas, protozoários até bactérias), a qual é ainda pouco conhecida. Para alguns grupos taxonômicos, sabe-se que a presença de bactérias é de fundamental importância para as atividades de digestão das presas capturadas. A família Lentibulariaceae, composta por espécies de plantas carnívoras, é formada pelos gêneros Utricularia, Genlisea e Pinguicula. As espécies de Utricularia apresentam uma intrigante modificação em sua porção vegetativa, resultando em uma das mais complexas estruturas foliares existentes no Reino Plantae, conhecida como utrículo. Dessa forma, é de grande interesse avaliar a diversidade da comunidade bacteriana associada à essas plantas bem como o seu papel no desenvolvimento da planta. Dessa forma, este projeto terá por objetivos a) avaliar diversidade da comunidade bacteriana endofítica de Utricularia spp. por meio de método independente de cultivo e b) avaliar se existe correlação entre a diversidade bacteriana associada à Utricularia spp. e o microambiente ao qual a planta está adaptado. Para isso, espécimes de Utricularia spp. serão coletados em diferentes regiões do Estado de São Paulo e a diversidade bacteriana será avaliada por DGGE e metagenômica, permitindo o conhecimento da diversidade bacteriana associada a diferentes genótipos de Utricularia spp. e o potencial biotecnológico destas bactérias. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARAVIERI, FERNANDA A.; FERREIRA, ALMIR J.; FERREIRA, ANDERSON; CLIVATI, DEBORA; DE MIRANDA, VITOR FERNANDES O.; ARAUJO, WELINGTON L. Bacterial community associated with traps of the carnivorous plants Utricularia hydrocarpa and Genlisea filiformis. Aquatic Botany, v. 116, p. 8-12, MAY 2014. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.