Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura das comunidades de cumacea (Crustacea, Peracarida) da plataforma continental ao largo de Santos, São Paulo, Brasil

Processo: 08/55842-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Ana Maria Setubal Pires-Vanin
Beneficiário:Pedro Abib Cristales
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cumacea   Plataforma continental

Resumo

A Baixada Santista, importante área de transição entre o litoral norte e o litoral sul paulista, sofre constantemente com o impacto do tráfego marítimo, de obras costeiras e oceânicas, e de outras atividades antrópicas. A fim de contribuir para o gerenciamento costeiro da região da plataforma continental adjacente, foi criado o projeto institucional multidisciplinar ECOSAN - "A influência do complexo estuarino da Baixada Santista sobre o ecossistema da plataforma adjacente", com enfoque sobre o efeito das águas do estuário sobre os organismos dos bentos. Dentre estes, merece atenção àqueles pertencentes à Ordem Cumacea. Com cerca de 1.400 espécies de maioria marinha, são abundantes em sedimentos inconsolidados e extremamente importantes na dieta de peixes demersais, além de bons indicadores de poluição marinha. Apesar disso, pouco se sabe a respeito da distribuição e taxonomia desse grupo em regiões tropicais, não havendo uma avaliação de seu papel no entendimento da estrutura e funcionamento das comunidades bênticas como um todo. O presente trabalho visa descrever a composição e distribuição das espécies de Cumacea, avaliar o impacto das mudanças sazonais da estrutura oceanográfica sobre a densidade e diversidade da comunidade, e confeccionar uma chave de identificação para as espécies brasileiras, contribuindo para o caráter inédito de tal proposta. Para tanto, foram realizadas duas campanhas (inverno/2005 e verão/2006) e amostradas, por meio de Box Corer e Draga, 21 estações na plataforma continental sudeste, entre São Sebastião e Peruíbe, a bordo do N/Oc. "Prof. W. Besnard". O material amostrado foi previamente triado e contado, e os Cumacea serão identificados com auxílio de microscópio estereoscópico, para início das análises estatísticas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRISTALES, PEDRO ABIB; PIRES-VANIN, ANA MARIA S. STRUCTURING FACTORS OF THE CUMACEAN COMMUNITIES OF THE CONTINENTAL SHELF OF SOUTHEASTERN BRAZIL. Brazilian Journal of Oceanography, v. 62, n. 2, p. 103-116, JUL 2014. Citações Web of Science: 0.
CRISTALES, PEDRO A.; ROCCATAGLIATA, DANIEL; ALBERICO, NATALIA A. A redescription of a common euryhaline cumacean from southern Brazil: Diastylis sympterygiae Bacescu & Queiroz, 1985 (Crustacea: Cumacea). Zootaxa, n. 2631, p. 19-35, SEP 30 2010. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CRISTALES, Pedro Abib. Estrutura das comunidades de Cumacea (Crustacea, Peracarida) da Plataforma Continental ao largo de Santos, São Paulo, Brasil. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Oceanográfico São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.