Busca avançada
Ano de início
Entree

Adolescentes expostos a violência sexual e o papel escola: risco ou proteção?

Processo: 08/56913-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 19 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Renata Maria Coimbra Libório
Beneficiário:Alex Sandro Gomes Pessoa
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento humano   Formação de professores   Proteção à criança e ao adolescente   Delitos sexuais

Resumo

A proposta do presente trabalho é analisar o papel da escola na vida de adolescentes expostos ao abuso e exploração sexual, de forma articulada com as discussões sobre indicadores de risco ou proteção e resiliência. Trata-se de um estudo de natureza quali-quantitativa, na qual os participantes serão os sujeitos notificados e registrados nos órgãos responsáveis pela proteção de crianças e adolescentes (de ambos os sexos e na faixa etária dos 12 aos 18a anos), no caso, o Conselho Tutelar e o Serviço de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes do município de Presidente Prudente (SP) e que estejam regularmente freqüentando tal programa. Em um primeiro momento, serão aplicados dois questionários que avaliam a exposição a fatores de risco e proteção e processos de resiliência, devidamente validados e adaptados, em todos os sujeitos que aceitarem participar da pesquisa. Em seguida, os questionários passarão por um processo de tabulação e análise por meio do software estatístico SPSS, versão 14.0. Posteriormente a esta etapa, serão realizadas 10 (dez) entrevistas semi-estruturadas, com os sujeitos que apresentaram, através das respostas obtidas nos questionários, aspectos positivos de sua vida, mesmo tendo passado pela situação de violência sexual. As entrevistas serão gravadas e transcritas na íntegra. Por fim, serão selecionados 2 (dois) sujeitos que participaram das entrevistas, sendo 1 (um) que avalia a escola positivamente e outro negativamente. Neste ponto do trabalho serão realizadas observações sistematizadas no momento em que estes permanecem no ambiente escolar, no intuito de compreender a qualidade das relações interpessoais que se estabelecem no interior da escola. Pretendemos com este estado analisar o lugar ocupado pela escola na vida de adolescentes expostos a violência sexual. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALEX SANDRO GOMES PESSOA; RENATA MARIA COIMBRA; AMITY NOLTEMEYER; DOROTHY BOTTRELL. Resilience processes within the school context of adolescents with sexual violence history. Educ. rev., v. 33, 2017.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PESSOA, Alex Sandro Gomes. O papel da escola na vida de adolescentes vítimas de violência sexual : risco e proteção. 2011. 122 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.