Busca avançada
Ano de início
Entree

Interferindo na progressão do ciclo celular para avaliar alterações de ploidia em células normais e tumorais de mama humana

Processo: 08/56163-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Glaucia Maria Machado Santelli
Beneficiário:Marina da Costa Rosa
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias

Resumo

Nosso grupo tem trabalhado na tentativa de entender o significado dos desvios de ploidia em células tumorais, e embora a aneuploidia esteja solidamente associada à transformação maligna, o seu papel neste processo não está definido, assim como o mecanismo pelo qual ela ocorre. Nos últimos anos muitas proteínas têm sido descritas como reguladores na orquestra de eventos durante a divisão celular, principalmente os relacionados com a formação do fuso bipolar e segregação equacional dos cromossomos entre as células filhas. Portanto, é relevante fazer um estudo comparativo entre o perfil de expressão e localização dessas proteínas em células que apresentam ou não estabilidade genética. No presente projeto propomo-nos a estudar o comportamento de células normais e tumorais submetidas ao bloqueio transiente de HsEg5 por monastrol e blebbistatin, enfocando a sua sobrevida e alterações de ploidia decorrentes destes tratamentos. O padrão de localização de tektin2, Aurora B e gama tubulina será analisado nestas células, para avaliar sua participação no processo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSA, Marina da Costa. Interferindo na progressão do ciclo celular para avaliar possíveis alterações de ploidia em célula tumoral de mama humana.. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.