Busca avançada
Ano de início
Entree

Variação temporal de pequena escala da macrofauna bentônica da zona costeira rasa da Enseada Martel (Baía do Almirantado, Antártica), com ênfase em Annelida Polychaeta

Processo: 08/55695-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Thais Navajas Corbisier
Beneficiário:Gabriel Sousa Conzo Monteiro
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Zona costeira   Antártica

Resumo

A variação temporal de pequena escala da macrofauna bentônica antártica de fundos inconsolidados, assim como sua resposta a diferentes tipos de distúrbios como tempestades, efeito do gelo e atividade antrópica ainda é pouco conhecida. Este trabalho tem por objetivo descrever a variação temporal da macrofauna bentônica, num período curto do verão austral de fevereiro/março de 2008, na profundidade de 20 metros, em frente à Estação Antártica "Comandante Ferraz" (EACF), enseada Martel, baía do Almirantado. As amostras de sedimento foram coletadas com um pegador de fundo de capacidade de 1,5 I, em 6 períodos, com intervalos ao redor de uma semana. Em cada um dos períodos foram efetuadas três amostragens (triplicatas) para análise da macrofauna e uma para análise granulométrica e teores de matéria orgânica e carbonato de cálcio. As amostras serão triadas sob microscópio estereoscópico e os organismos separados em grandes grupos taxonômicos, registrados e os poliquetas identificados. Serão calculadas as médias e os desvios padrão da densidade total e os índices ecológicos de cada período amostrado. Métodos de análise multivariada de classificação serão empregados para avaliar a similaridade entre os períodos. Este trabalho permitirá a continuidade de investigações dos sinais de mudanças globais e regionais na Antártica, avaliando como estas variações podem influenciar espaço-temporalmente a biodiversidade e a composição das comunidades biológicas, especialmente na área de atuação mais intensa das atividades brasileiras na Antártica (Baía do Almirantado, Ilha Rei George). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONTEIRO, Gabriel Sousa Conzo. Variação temporal de pequena escala da macrofauna bentônica da zona costeira rasa da Enseada Martel (Baía do Almirantado, Antártica), com ênfase em Annelida Polychaeta. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Oceanográfico São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.