Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do comportamento hídrico nas unidades quaternárias (UQs) da Bacia do Rio Guaratuba, Bertioga - SP

Processo: 08/56026-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Celia Regina de Gouveia Souza
Beneficiário:Daniel dos Santos Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Planícies   Formações geológicas   Hidrogeologia   Balanço hídrico

Resumo

As planícies costeiras paulistas têm passado, ao longo de seu histórico de ocupação, por diversas perturbações antrópicas. Entretanto, ainda hoje podem ser encontrados importantes remanescentes bem preservados de vegetação nessas planícies que, à exceção dos manguezais, têm sido genericamente denominadas vegetação de "restinga". Estudos prévios realizados no município de Bertioga (Região Metropolitana da Baixada Santista) mostram uma forte relação entre essas vegetações e o substrato geológico ("unidades geológicas-geomorfológicas quaternárias" - UQs) que elas recobrem. Essas vegetações parecem ser condicionadas pelo tipo de substrato, o relevo, o comportamento hídrico superficial e subterrâneo e sua idade. Bertioga é uma área ímpar, pois apresenta todos os tipos de UQs que podem ser encontradas no restante do litoral paulista, encaixados em uma planície costeira de pequenas dimensões. Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar o comportamento hídrico das UQs que ocorrem na Bacia do Rio Guaratuba, no município de Bertioga-SP, a partir de uma análise integrada entre os seguintes componentes hídricos: atmosféricos, através da caracterização do balanço hídrico da bacia; superficiais, através de estudos de geomorfologia fluvial que incluem análise morfométrica; e subterrâneos, através de estudos da variabilidade do nível do lençol freático. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Sobrevivência de ecossistemas de Bertioga exige atenção 

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Daniel dos Santos. Análise da dinâmica hídrica nas unidades geológico-geomorfológicas quaternárias (UQ) da Bacia do Rio Guaratuba, Bertioga (SP). 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.