Busca avançada
Ano de início
Entree

Transferência gênica de p19Arf e inferferon-beta em células de melanoma

Processo: 08/55963-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Bryan Eric Strauss
Beneficiário:Aline Hunger Ribeiro
Instituição-sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Melanoma   Metástase   Terapia genética   Interferon beta

Resumo

Melanoma maligno é uma forma de câncer de pele com alto índice de morte devido, em parte, à sua tendência de formar metástases. O tratamento de melanomas teria benefício se as metástases fossem eliminadas ou evitadas. O alvo principal deste projeto é criar novos vetores virais que seriam capazes de introduzir genes terapêuticos em células de melanoma. Nossa estratégia contempla vários níveis relacionados com o mecanismo do processo de transferência, incluindo a eficiência da transdução, o mecanismo de controle da expressão dos transgenes e a atividades dos transgenes. Propomos aqui a utilização de um vetor adenoviral com uma modificação na proteína fibra que permitirá a eficiente transdução de um amplo espectro de células alvos sem dependência do receptor viral do adenovírus selvagem, CAR. A expressão dos transgenes será controlada pelo fator de transcrição e supressor de tumor, p53. Aproximadamente 90% dos casos de melanoma retêm p53 selvagem e propomos que isto possa ser utilizado como ferramenta para dirigir expressão do nosso vetor. Para os transgenes, descrevemos a utilização de interferon-β (IFNβ) com o intuito de eliminar o tumor primário e também induzir uma resposta imune que, talvez, elimine células metastáticas. Conforme a literatura e nossos dados preliminares, a combinação de IFNβ com p19Arf, um parceiro funcional de p53, resulta em morte celular. Propomos que a combinação de p19Arf e IFNβ pode ser uma estratégia interessante para induzir morte no tumor primário e uma resposta imunológica contra células metastáticas. Com este projeto, nós iniciaremos a construção destes novos vetores aprimorados para transferência gênica em células de melanoma. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIEIRA, IGOR DE LUNA; TAMURA, RODRIGO ESAKI; HUNGER, ALINE; STRAUSS, BRYAN E. Distinct Roles of Direct Transduction Versus Exposure to the Tumor Secretome on Murine Endothelial Cells After Melanoma Gene Therapy with Interferon-beta and p19Arf. JOURNAL OF INTERFERON AND CYTOKINE RESEARCH, v. 39, n. 4, p. 246-258, APR 1 2019. Citações Web of Science: 0.
HUNGER, ALINE; MEDRANO, V, RUAN F.; ZANATTA, DANIELA B.; DEL VALLE, PAULO R.; MERKEL, CHRISTIAN A.; SALLES, THIAGO DE ALMEIDA; FERRARI, DANIEL G.; FURUYA, TATIANE K.; BUSTOS, SILVINA O.; SAITO, RENATA DE FREITAS; COSTANZI-STRAUSS, EUGENIA; STRAUSS, BRYAN E. Reestablishment of p53/Arf and interferon-beta pathways mediated by a novel adenoviral vector potentiates antiviral response and immunogenic cell death. CELL DEATH DISCOVERY, v. 3, 2017. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.