Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisao taxonomica das especies de crenichla (heckel 1840) das bacias dos rios parana e paraguai (perciformes: labroidei: cichlidae)

Processo: 08/56130-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2009
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Naercio Aquino Menezes
Beneficiário:Henrique Rosa Varella
Instituição Sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ictiologia   Biogeografia   Sistemática   Cichlidae
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biogeografia | Cichlidae | Crenichla | Ictiologia | Sistematica | Zoologia

Resumo

A ordem Perciformes é a mais diversificada dentre todos os vertebrados e inclui tanto espécies de peixes de água doce como de água salgada ou salobra de regiões tropicais e subtropicais do mundo. Devido a sua grande diversidade e a ampla distribuição geográfica, representantes deste grupo têm sido objeto de numerosos estudos que sobre relações filogenéticas e sistemática. A subordem Labroidei é um grupo natural dentro de Perciformes, com quatro famílias, dentre elas a família Cichlidae. Os mais recentes trabalhos sobre as relações filogenéticas dentro da família Cichlidae apontam um dado que compreende os gêneros Cichla, Crenicichla e Teleocichla (subfamília Cichlinae), esses dois últimos da tribo Crenicichlini. O gênero Crenicichla compreende 77 espécies válidas, conhecidas vulgarmente como "joaninhas" ou "macholas", sendo considerado o gênero mais rico em espécies da família Cichlidae. Muitos artigos ficaram centrados na adição de ou distinção entre espécies, porém poucos tratam das relações entre as espécies. Considerando o grande número de espécies e a grande complexidade sistemática, Crenicichla é considerado um grupo prioritário para revisões. Neste plano de trabalho, é proposta uma revisão taxonômica das espécies que ocorrem nas bacias do rio Paraná e rio Paraguai e uma discussão das relações destas espécies entre si e com as de outras bacias hidrográficas. O sistema Paraná-Paraguai apresenta pelo menos nove espécies válidas e outras que ainda não foram descritas e é importante para o entendimento da distribuição das espécies do gênero nas águas continentais neotropicais. Dessa forma, um estudo voltado à biogeografia e à sistemática das espécies deste gênero nestas bacias é relevante. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VARELLA, HENRIQUE R.; KULLANDER, SVEN O.; LIMA, FLAVIO C. T.. Crenicichla chicha, a new species of pike cichlid (Teleostei: Cichlidae) from the rio Papagaio, upper rio Tapajós basin, Mato Grosso, Brazil. Neotropical Ichthyology, v. 10, n. 2, p. 233-244, . (07/02978-7, 08/56130-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VARELLA, Henrique Rosa. Revisão taxonômica das espécies de Crenicichla Heckel das bacias dos rios Paraná e Paraguai (Teleostei: Cichlidae). 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.