Busca avançada
Ano de início
Entree

Ultilizacao da soja crua em deitas para a tilápia no Nilo oreochoromis niloticus)

Processo: 08/56350-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Margarida Maria Barros
Beneficiário:Graciela Pessoa Martins
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Digestibilidade   Tripsina   Hematologia

Resumo

Dentre os alimentos concentrados protéicos utilizados nas rações dos peixes se destacam as sementes de oleaginosas e os subprodutos do processo de extração de óleo, os quais podem conter fatores antinutricionais. Como exemplo, a soja (Glycine max) por seu valor nutritivo, embora possa se apresentar com reduzido coeficiente de digestibilidade em função da presença de substâncias antinutricionais. Deste modo, é significativo conhecer o efeito da soja crua na nutrição de peixes. O presente trabalho será dividido em dois estudos: Estudo I: determinação da composição químico-bromatológica e dos coeficientes de digestibilidade aparente (CDA) da MS, PB, EB, EE da farinha de soja crua. Serão utilizados 100 juvenis (± 100,0 g) de tilápia do Nilo num sistema para determinação dos CDA, empregando-se ração purificada acrescida de 0,1% de CR2O3. Estudo II: Avaliar o efeito da utilização da farinha de soja crua no arraçoamento de juvenis de tilápia do Nilo, por meio do desempenho produtivo e do perfil hematolóqico. Objetiva-se determinar, após 60 dias experimentais, os níveis crescentes (0,0; 15,0; 25,0; 35,0%) de substituição da proteína do farelo de soja, pela proteína da soja crua. Serão utilizados 140 peixes, com peso médio inicial de 11,0g. Os animais serão distribuídos em 28 aquários de 50L, contendo cinco peixes em cada aquário. Os tratamentos serão distribuídos num delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e sete repetições. Como parâmetros de desempenho produtivo serão avaliados o ganho médio de peso por peixe, conversão alimentar aparente, consumo de ração, taxa de eficiência protéica, composição química do filé e taxa de sobrevivência dos peixes. Para determinação do perfil hematológico serão avaliados o número de eritrócitos e leucócitos, taxa de hemoglobina e porcentagem de hematócrito. Será ainda determinada a proteína plasmática total e calculados o volume corpuscular médio e concentração de hemoglobina corpuscular média. Os dados serão submetidos à análise de variância e em caso de diferenças (P<0,05) serão comparados pelo teste de Tukey. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINS, Graciela Pessoa. Soja crua em dietas para a Tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus). 2011. 79 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Centro de Aquicultura. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.